Mechthild Scheffer e a Terapia Floral




A autora coloca que os florais atuam de forma particular não existindo dois desenvolvimentos terapêuticos idênticos, pois eles agem “de acordo com as forças íntimas de cada pessoa”. O transcorrer da terapia depende de vários fatores como o histórico da pessoa, seu ambiente e seus sintomas individuais.
Em doze anos de experiência compilou algumas observações sobre as reações iniciais que ocorrem nos primeiros dias de uso dos florais:
a) A pessoa sente imediatamente profundo alívio e mudanças na expressão dos olhos.
b) Intensificação da percepção sensorial.
c) Sensações de alegria e calor por todo o corpo.
d) Sensações como choque elétrico, pontadas, formigamento, clarão, frio, especialmente do lado esquerdo.
e) Aumento da necessidade de dormir e descansar devido ao consumo de energia interior.
f) Sensações de tontura e dormência durante o dia.
g) Gosto metálico na boca.
h) Retorno de antigos sintomas de doenças.
i) Reações simbólicas na pele decorrentes do processo de purificação principalmente nas extremidades. Tendem a desaparecer em dois a três dias.
j) Aumento do fluxo menstrual.
k) Sonhos durante a primeira noite.
Em minhas experiências como terapeuta floral, observei outras reações em complemento às acima descritas: retorno de sentimentos antigos, crises de choro, aparecimento de gripes ou resfriados, diarréias, insônia, pesadelos. Notei que algumas pessoas não sentem nenhum sintoma ou reação, outros sentem um forte bem estar que passa após alguns dias ou durante a ingestão do segundo frasco de floral, outros, sentem uma intensificação dos sintomas emocionais.
Scheffer coloca duas situações possíveis no transcorrer da terapia floral:
-Situação 1: tratamento de estado agudo. Com a escolha certa da essência os efeitos podem ocorrer dentro de poucas horas ou poucos dias.
- Situação 2: tratamento de casos crônicos. De acordo com as características individuais, como idade, situação material, estágio evolutivo da pessoa, a reestruturação é feita por etapas que podem durar várias semanas ou até alguns anos.
A autora observa que no tratamento de casos crônicos podem ocorrer duas possibilidades, conforme gráfico acima.
Na primeira possibilidade de desenvolvimento durante algumas semanas o efeito é surpreendentemente positivo, quando a pessoa se sente muito bem. Apenas na segunda fase de subidas e descidas alternadas começa o verdadeiro confronto com as fraquezas do caráter e o crescimento espiritual. Nesse momento é extremamente importante a colaboração da pessoa na auto-observação e na mentalização do positivo que quer alcançar.
Na segunda possibilidade de desenvolvimento a pessoa sente uma forte intensificação dos sintomas, parecido com os remédios homeopáticos, o que pode durar dias ou semanas, ocorrendo uma nítida melhora que vai se estendendo em oscilações cada vez menores até chegar num nível de maior equilíbrio. Nesse período desagradável de intensificação dos sintomas é interessante a utilização de fórmulas de emergência ou redução da dosagem normal e a compreensão de que esse período é de purificação e é indispensável para a verdadeira cura. Aqui é importante a persistência para vencer essa fase difícil e poder usufruir os benefícios posteriores. As reações desagradáveis são mais intensas em pessoas que já passaram por um processo de desintoxicação ou fazem tratamento natural ou mesmo jejum. Ficam menos pronunciadas em pessoas que ingerem remédios psicofarmacêuticos, que podem ser abandonados ou diminuídos no decorrer do tratamento.
A autora descreve algumas reações positivas após tratamento prolongado com florais:
a) Expressão do rosto suave e atitude mental bem mais positiva.
b) Os outros notam a mudança antes da pessoa.
c) Parece ter ficado mais jovem.
d) Consegue chorar.
e) Altos e baixos são vividos mais conscientemente e mantida certa distância positiva dos acontecimentos.
f) Aumenta a tendência de querer esclarecer situações.
g) Fortalecimento das percepções sensoriais que poderiam ter se enfraquecido. Ouvir ou ver melhor, por exemplo.
h) Funções do corpo são reativadas como melhora da digestão e da circulação.
i) Aparece certa rejeição ao álcool.
j) Outras terapias começam a dar melhores resultados.
k) Os sonhos se tornam mais vivos e coloridos. Tendência a sonhar com a infância.

As essências florais do Dr. Bach proporcionam-me, cada vez mais, compreensão pelas variadas características da natureza e da maneira de ser das pessoas. Com isso, cresce a tolerância para com os outros e a capacidade de aceitar todos como são individualmente. A cura física tornou-se quase um subproduto deste trabalho íntimo, ou melhor, trabalho que age de dentro para fora. (SCHEFFER, 1991, p.41)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Consciência no livro Terapia da Natureza

CONSCIÊNCIA AFETIVA

Roberto Assagiolli e a Consciência