Roberto Assagiolli e a Consciência
Psicossíntese é uma linha da psicologia criada por Roberto Assagiolli, que propõe a formação ou reconstrução da personalidade em torno de um centro e utiliza as seguintes técnicas: meditação, visualização criativa, auto-sugestão, arte terapia. Para alcançar uma harmoniosa integração interior propõe os seguintes estágios:
- conhecimento completo da própria personalidade, através da identificação das subpersonalidades que a compõe.
- controle de seus vários elementos e subpersonalidades, através do processo de desidentificação, para a pessoa não mais ser dominada por aquilo que seu eu se identificou.
- realização do verdadeiro Eu, a descoberta de um centro unificador. União do Eu pessoal com o Eu transpessoal.
- estudo do diagrama do ser que representa a psique humana e seus níveis de consciência, chamado de Diagrama do Ovo, demonstrado na figura a seguir: (ASSAGIOLLI,1993, p. 15)
Este diagrama é só uma representação gráfica da constituição interna, que é dinâmica e está em constante mutação, com as partes interligadas e didaticamente fracionadas. A seguir a descrição de cada uma destas partes.
1- INCONSCIENTE INFERIOR – passado psicológico pessoal, instintos, impulsos, funções fisiológicas, manifestações patológicas: complexos reprimidos, fobias, obsessões, compulsões, paranóias, processos parapsicológicos, sonhos e imaginações inferiores. Conteúdos de vidas passadas.
2- INCONSCIENTE MÉDIO – elementos psicológicos acessados facilmente pela mente consciente, material suprimido por não ser usado constantemente.
3- INCONSCIENTE SUPERIOR – Intuições, inspirações superiores, artísticas, filosóficas ou científicas, amor altruísta, estados de contemplação, iluminação e êxtase.
4- CAMPO DA CONSCIÊNCIA – percepção direta, sensações, imagens, pensamentos, sentimentos, emoções, ações e impulsos que podem ser observados, analisados e julgados. O campo da consciência é a sede de nosso temperamento, da personalidade e das subpersonalidades conscientes.
5- EU CONSCIENTE – ou eu pessoal, eu interior, eu inferior, autoconsciência pura, centro da consciência.
6- EU SUPERIOR – ou Eu espiritual ou transpessoal, substância primordial. O eu pessoal é só o reflexo dele. O desenvolvimento do eu pessoal possibilita o contato com o Eu transpessoal.
7- INCONSCIENTE COLETIVO – comum aos seres humanos, interliga todos. Sofremos constantemente influência da cultura, tradição, do passado da humanidade. O inconsciente coletivo é a sede dos arquétipos.
Para ampliação da consciência é necessário entender que possuímos personalidades múltiplas chamadas de subpersonalidades. Cada uma tem um papel a desempenhar, carregada de pensamentos e sentimentos conflitantes. Para melhor compreensão podemos dar nomes bem humorados para as subpersonalidades e assim identificar a atuação de cada uma.
As supersonalidades podem ser de três tipos:
Conscientes – que fazemos questão de incluir, pois nos favorece e estão integradas na personalidade central.
Suprimidas – menos identificáveis, se encontram no inconsciente médio. Não aceitamos sua participação com muita alegria e geralmente são projetadas em outras pessoas.
Reprimidas – estão ocultas no inconsciente inferior, não são aceitas por nós de forma alguma e podemos chamar de “sombra”. São pouco conhecidas e dificilmente identificadas. Elas surgem e nos controlam, precisamos fazê-las vir à tona, liberando as energias que gastamos para mantê-las reprimidas, quando isto acontece amadurecemos e nos modificamos.
O trabalho da Psicossíntese é integrar todos os tipos de subpersonalidades ampliando a consciência e satisfazendo suas necessidades básicas. A personalidade fragmentada tem partes desconectadas que atuam como em transe. Podemos associá-las às formas pensamentos inconscientes que dominam a consciência independente da vontade. O problema acontece quando elas querem assumir o papel principal e a expressão integrada se torna secundária. Através da desidentificação, nos livramos dessa situação tirando a força da subpersonalidade e assumindo o controle de nós mesmos.
Cada subpersonalidade sabe o que quer e procura satisfazer suas necessidades; surgem problemas quando seus desejos são conflitantes com outras subpersonalidades, principalmente quando uma tem caráter emocional e a outra racional. Trabalhando para harmonizar os dois lados liberamos energia criativa que vem acompanhada de amor, alegria e harmonia.
Podemos comparar nossa personalidade com uma orquestra, as subpersonalidades são os músicos; quando assumimos a liderança com nosso Eu consciente, fazemos o papel do regente, do maestro; o compositor é o Eu transpessoal que indica como devemos executadar a composição da melodia da vida.
O estudo das subpersonalidades pode ser feito através da Astrologia e associadas aos signos, elementos, planetas e ao mapa natal como um todo. A seguir o nome sugerido para os signos, os elementos e suas combinações.
SIGNOS SUBPERSONALIDADES
Áries Iniciador
Touro Realizador
Gêmeos Comunicador
Câncer Maternal
Leão Rei
Virgem Pesquisador
Libra Diplomata
Escorpião Psicólogo
Sagitário Filósofo
Capricórnio Executivo
Aquário Rebelde
Peixes Esotérico
ELEMENTOS SUBPERSONALIDADES
Fogo Atleta – Guerreiro
Terra Trabalhador - Prático
Ar Intelectual - Comunicador
Água Artista – Espiritualista
COMBINAÇÕES SUBPERSONALIDADES
Ênfase em água e terra - Falta ar e fogo Introvertido
Ênfase em ar e fogo - Falta terra e água Extrovertido
Ênfase em ar e água - Falta terra e fogo Teórico
Ênfase em terra e fogo - Falta ar e água Executor impulsivo
Ênfase em ar e terra - Falta fogo e água Adulto
Ênfase em água e fogo - Falta terra e ar Criança mimada
Em outro livro de Assagiolli, Ato da Vontade, é mencionado o Diagrama da Estrela, que descreve as várias funções psicológicas: sensação, emoção, impulso, imaginação, pensamento, intuição e como centro o Self ou Eu consciente e a Vontade. Demonstrando uma íntima relação entre eles e através da vontade, o Eu age sobre as demais funções psicológicas, regulando-as ou dirigindo-as. O Eu consciente se relaciona com o Eu Transpessoal, sendo o primeiro um reflexo do segundo, conforme elucidado no Diagrama do Ovo. No Diagrama da Estrela as funções são representadas por suas pontas demonstrando um relacionamento complexo entre elas e que pode ocorrer espontaneamente ou ser dirigido pela vontade, conforme se visualiza na figura a seguir. (ASSAGIOLLI, 1993, p. 14)
Comentários
Postar um comentário