Amit Goswami e a Consciência
O autor conceitua a consciência como o fundamento de todo ser e propõe uma nova ciência dentro da consciência. Coloca que a consciência consiste em sujeitos e objetos. “O novo paradigma trata sujeitos e objetos, espíritos e matéria, nas mesmas condições” (GOSWAMI, 2006, p. 27).
Na visão quântica todas as coisas são ondas de possibilidades que podem estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo e quem escolhe entre elas é a consciência. O conceito de conexões não locais estabelece que exista uma comunicação instantânea entre as possibilidades, sem ajuda de sinais e que além do movimento contínuo existem os saltos quânticos descontínuos. Estes conceitos colocam a consciência também como uma manifestação não local e descontínua, atuando casualmente sobre a matéria e acima da matéria. Os objetos são considerados como ondas de possibilidades e quando alguém o observa precipita um evento chamado “colapso”, que é a passagem da condição de possibilidades para um estado de ser. É necessária uma consciência não material para causar colapso e escolher entre as possibilidades.
A consciência como fundamento de todo ser não é a mente; matéria e mente são possibilidades da consciência, que ao escolher uma das possibilidades gera um pensamento concreto em conjunto com o cérebro. A consciência é quem faz a intermediação entre corpo e mente e não existe dualismo entre eles.
A auto-identidade opera de duas maneiras: o ego e o self quântico. Na primeira o homem opera de forma local e determinada ou condicionada e na segunda opera no modo onda não local, livre ou criativa.
O homem possui cinco corpos da consciência ou níveis que estão contidos um dentro do outro:
- Corpo físico é a sede das sensações e onde são feitas as representações dos corpos mais sutis.
- Corpo vital contém as matrizes das funções biológicas ou campos morfogenéticos representadas pelos diferentes órgãos físicos.
- Corpo mental sede dos pensamentos representados pelo cérebro.
- Corpo intelecto supramental sede das intuições que favorece contextos para os corpos anteriores.
- Corpo de beatitude ou plenitude espiritual é o fundamento ilimitado do ser.
Estes cinco corpos da consciência são visualizados na figura a seguir que demonstra que são camadas interligadas. (GOSWAMI, 2006, p. 58)
O autor propõe uma Medicina Integral que una a medicina convencional à medicina alternativa considerando a existência desses cinco corpos. Tendo como paradigma a manifestação das doenças nos cinco corpos simultaneamente, podendo se originar em um deles e espalhando-se para os demais.
"Compeendi subitamente que os místicos estão certos, que a consciência é o fundamento de todo ser, inclusive da matéria e do cérebro, e que a ciência precisa ser construída sobre a metafísica e não sobre a metafísica materialista tradicional." (GOSWAMI, 2006, p. 26)
"Compeendi subitamente que os místicos estão certos, que a consciência é o fundamento de todo ser, inclusive da matéria e do cérebro, e que a ciência precisa ser construída sobre a metafísica e não sobre a metafísica materialista tradicional." (GOSWAMI, 2006, p. 26)
Comentários
Postar um comentário