Essências individuais




As essências florais individuais não são comercializadas pelo sistema Dharidhana. Elas compõem as formulas dos Florais da Consciência e seu significado  foi colocado aqui a pedido dos terapeutas para poderem entender melhor a composição das formulas florais. Algumas não são mais produzidas pelas dificuldades de plantio e outras novas entraram na composição das fórmulas em breve.

ABACATE – Persea amarecina
Renovação da autoimagem. Nutrição dos corpos energéticos trazendo força e equilíbrio. Limpeza energética eliminando emoções negativas próprias e assimiladas dos outros.

ABÓBORA – Cucurbita máxima
Emoções intensas que dominam a ação e os pensamentos, medo paralisante, pânico, insegurança. Limites nos comportamentos. Ostentação como defesa diante de sua insegurança. Força para a prosperidade e a abundância.

AÇAFRÃO - Curcuma longa
Eleva a alma fazendo conexão com a terra, equilibra o sentir com o pensar e o falar. Bem-estar e paz interior. Relações sociais positivas e  sentimento de pertencer ao Todo e perceber a interligação de todos os seres no planeta Terra.

AÇOITA CAVALO – Luehea grandiflora  
Resistência, firmeza, segurança. Uso adequado dos instintos e emoções primitivas. Ampliação da consciência de sua realidade. Raízes sólidas para  realizações. Para animais em situação de cativeiro e maus tratos.

ALAMANDA - Allamanda cathartica  
Ousadia, coragem nas mudanças, expande as forças do corpo e da mente.

ALECRIM - Rosmarinus oficinalis
Desperta alegria, amor, vontade de viver. Diluir mágoas, traumas, negatividade, depressões e tristezas. Aprendizado, concentração, memória, diminuindo a desatenção e distração. Emergências e perdas da consciência.

ALFACE - Lactura sativa
Fuga da realidade diante de situações novas. Dificuldade de adaptação e empatia. Apego a detalhes. Racionalização das emoções e carência da figura maternal. Padrão doentio de alimentação, exibição corporal mórbida. Fuga da realidade.

ALFAZEMA - Lavandula dentada / Lavandula officinalis  
Calmante. Imaturidade, inferioridade, inconstância, insegurança, insatisfação, dificuldades de aprendizado, tensão por frustração.

ALGODÃO - Gossypium religiosum
Limpa e remove obstáculos da visão e audição física e psíquica. Liderança. Mediunidade forçada. Conexão com o Eu Superior.

ALPINIA – Alpinia zerumbert
Amortece as situações críticas permitindo o desligamento emocional, protegendo a pessoa de desequilíbrios e falta de controle. Para recuperação de traumas físicos, cirurgias e doenças dolorosas.

AMOR-PERFEITO – Viola tricolor
Defesa com gestos e palavras bruscas e fortes, não deixam os outros terminarem a frase, complexo de perseguição. Desperta o amor, a felicidade.

AMORA - Morus nigra
Viver no passado, emoções fragilizadas, não se sentir amado, retomar o gosto pela vida e iniciar nova etapa. Apoio nas mudanças e na menopausa.

ANIL – (sem identificação)
Equilíbrio sutil das sensações, bem-estar, suavidade, leveza, interiorização. Intuição e os poderes extrassensoriais.

ANIS - Ocimum selloii
Calmante do coração. Amor ao próximo e altruísta. Medo de se soltar e de amar.

ANTÚRIO - Anthurium andreanum
Desapego à vida material e para o trabalho altruísta. Desapego ao passado e dos entes queridos.

ARNICA - Solidago chilensis
Emergencial. Traumas físicos, ferimentos, pancadas, dores, Estimulante de energias dispersas. Restauração do corpo etérico e físico.

ARROZINHO - Polygala paniculata
Dores da alma após traumas, acidentes, doenças e perdas. Circula energia evitando mágoas e emoções retidas, também por problemas do passado. Apoio e colo para quem se sente só e abandonado pela mãe divina.

ARRUDA - Ruta graveolens
Estimulante. Esgotamento, vontade fraca, energia negativa, limpeza da aura, proteção. Não sabe dizer não.

ARTEMÍSIA - Artemísia vulgaris
Emergencial. Depurativo de toxinas físicas e psíquicas. Situações traumáticas. Vontade de agir. Consciência física. Estimulante da energia sexual e reprodutiva.

ASSA-PEIXE - Vernonia polyanthes
Insubordinação, inadequação, conflitos com autoridades, desobediência infantil, desorganização. Repressão da sexualidade. Integra sensualidade aos sentimentos.

AZALÉIA - Rhododendron indicum
Depressão, amargura, tristeza, decepção com a vida. Limpa e dinamiza a energia do coração.

BABOSA - Aloe arborescens e Aloe Vera
Mental muito ativo, dispersão, pensamentos constantes, não viver o presente. Solidão, inadequação, desvalorização, autoestima baixa.

BÁLSAMO - Balsamina hortensis
Expressão emocional. Emoções reprimidas por timidez e traumas. Restabelece o fluxo da energia emocional.

BANANA – Musa sp
Eleva a energia e a capacidade mental. Relaxante, ante stress, melhora o humor, estados depressivos, sensação de bem estar. Limpa e traz para consciência emoções e bloqueios do passado. Ajuda a perdoar, restaura a fé e a harmonia espiritual. Aspectos físicos: parar de fumar, bronquite, azia, enjoo, anemia, tensão arterial, bloqueios da sexualidade.

BARDANA - Articum lappa
Inércia, estagnação, tensão, inferioridade, insegurança. Eleva o nível de energia física e vital, dando coragem e audácia nas ações.

BEGÔNIA – Begonia semperflorum
Pessoas que falam demais desperdiçando energia e palavras. Aprender a falar o que é importante e necessário. Abertura para o amor e superação de traumas, mágoas e dores do passado.

BEIJO - Impatiens walleriana
Impaciência, irritação, tensão, nervosismo, agitação, insônia. Diminui o excesso de fogo. Problemas psicossomáticos.

BELA-EMÍLIA - Plumbago capensis  
Calmante da agressividade, raiva e explosões. Agressão pela comunicação oral. Dúvida da própria opinião, indecisão, falta de autoconfiança.

BELDROEGA – Purtulaca oleracea
Amplia e alimenta a energia vital, impulso e harmonia para o futuro.


BERINGELA - Solanum melongena
Trabalha a sublimação das emoções ou seja eleva o medo até a coragem, a raiva até a calma, a intolerância até a aceitação, a preocupação até o desprendimento. Alimenta a alma de fé e espiritualidade.

BOLDO - Coleus barbatus / Plectranthus ornatum / neochilus
Limpa sentimentos retidos como mágoas, raivas, rancores. Acalma a impulsividade, agressividade tempestuosa. Acalma energia do fígado. Superficialidade, repetição de erros, imaturidade emocional, fragilidade psíquica.

BORRAGEM - Borago officinalis  
Depressão crônica, opressão no peito, taquicardia, negativismo, angústia da velhice. Falta de fé e esperança. Espontaneidade, senso de humor.

BRINCO-DE-PRINCESA - Fuchia sp
Ansiedade, esconder problemas com falso riso, insônia, obesidade. Paz interna. Desperta o desejo sexual, a sensualidade, vaidade, aceitar o corpo. Bipolaridade, oscilação entre depressão e euforia. Efeito catártico.

BROMÉLIA - Vriesea guttata
Limpa os meridianos e chakras. Intoxicação por drogas, cigarros, alimentação. Potencializa os florais.

BUCHINHA – Luffa cylindrica
Limpeza de energias negativas presente nos corpos energéticos. Para pessoas que se sentem sujas e precisam estar se lavando constantemente. Trabalha a inveja, mau olhado, obsessões. Traz confiança na energia divina.

BUQUÊ-DE-NOIVA - Spiraca X vanhouttei
Solicitude, pureza, plenitude, bem-estar, tranqüiliza a mente para meditação, interiorização e o sono. Acelera a terapia floral.

CAAPONGA - Alternanthera dentata – DFA
Falar e pensar demais ou de menos. Acalma o sistema nervoso e o ritmo dos pensamentos, dissolvendo preocupações com pensamentos ruminantes que podem levar a insônia. Coloca para fora o que não serve mais.

CACTUS – Nopalea cochenillifera
Proteção da invasão de energias alheias, dando coragem para nos defender e afastar o que não nos serve. Solidão, abandono, despertar a esperança, a força interior, reflexão, equilíbrio e bem estar.

CAFÉ – Coffea arábica – DFA
Muitos pensamentos desconexos, obstinação mental, irritabilidade, ansiedade, insônia, esgotamento pelo trabalho repetitivo, vício por café. Mecanização e massificação comportamental.

CALÊNDULA - Calendula officinalis / Calendula arvensis
Auto destrutividade, calmante da agressividade, crueldade, tirania, bloqueios da criatividade, extremismo, oscilação entre extremos. Esconder a sensibilidade e a fragilidade. Une a sexualidade com o amor.

CALIANDRA - Calliandra brevipes
 Para o fortalecimento interior, concentração e paz diante da movimentação da vida,  maior resistência diante das dificuldades. Dá suporte em situações de risco, coragem para enfrentar os desafios e mudanças.

CAMÉLIA – Camelia japônica
Integra corpo mente e espírito. Para autoconhecimento e processo terapêutico. Desperta o amor incondicional. Trabalha a desconfiança, vingança, ciúme, inveja, possessividade, agressividade, rancor.

CAMOMILA - Matricaria chamomilla
Calmante, insônia, tensão, ansiedade, irritação. Gosta de servir os outros, mas com sua participação. Maternidade com superproteção e nervosismo. Problemas psicossomáticos.

CANA DO BREJO – Costus spiralis
Vitalidade, criatividade, resistência diante dos desafios que podem gerar medos e inseguranças. Carência afetiva, culpas, mágoas, ressentimentos. Harmoniza o relacionamento mãe e filho, inclusive adotados.

CÂNFORA - Artemísia canforata
Acalma a mente, melhora o raciocínio, limpa os ambientes.

CANDEIA - Gochnatia polymorpha
Resistência às adversidades e dificuldades da vida e na escassez de recursos materiais. Resistência física nas doenças e adaptação em situações desafiadoras. Traz para a pessoa a força do guerreiro que precisa ir à luta pelos seus ideais.

CAPIM CIDREIRA – Cymbopogon citratus
Calmante das emoções, diluição dos medos. Acalma o mental acelerado, preocupação e pensamentos excessivos e constantes.

CAPIM-GORDURA - Panicum melinis
Crianças e adolescentes com subnutrição, que sofreram privação de alimentos e amor. Ajuda na recuperação e reestruturação do corpo etérico e emocional. Dignidade humana e o sentimento de valorização interna.

CAPUCHINHA - Tropaeolum majus
Carência afetiva. Carinho pelo toque. Vaidade, orgulho, arrogância, superioridade, indiferença, solidão. Humildade, modéstia, sabedoria, criatividade.

CARQUEJA - Bacharis trimera
Contrai e limpa emoções antigas, emotividade, preocupação excessiva com pessoas próximas. Medo que aconteça o pior.

CARURU – Amaranthus spinosus
Para os problemas de relacionamento familiar, harmoniza e integra. Ajuda a trabalhar os conflitos, traumas, ciúmes, intolerância.

CÁSSIA - Cássia leiandra / Cassia alata
Limpa os pensamentos negativos. Facilita a conexão com o Eu Superior. Vergonha e autocondenação por atitudes sociais.

CATINGA-DE-MULATA - Tanacetum vulgare
Limpa a energia emocional e negativa. Mal estar em ambientes públicos. Comer e beber com ansiedade. Bocejar e arrotar demais.

CAVALINHA - Equisentum sp
Ativa a energia do rim e seu meridiano. Abranda os medos e inseguranças diante das situações cotidianas. Ajuda eliminar as emoções que não servem mais mantendo o equilíbrio interno, incentivando a coragem nas ações do dia a dia.

CEBOLA – Allium cepa
Estimulante do cérebro e medula espinhal, fazendo a energia fluir diluindo obstáculos. Elimina energias estranhas e intrusas.

CENTELHA-ASIÁTICA
Ansiedade na alimentação,  gostar de si mesma e se cuidar, tanto no aspecto físico como emocional. Tomar consciência de sua realidade interna e externa e entre a fantasia e a verdade. Tira a pessoa de devaneios e autoilusões.

CHAPÉU-DE-COURO - Echinodorus grandiflorus
Emergencial. Dinamiza e limpa a energia vital, cansaço, estafa, convalescença, intoxicação por drogas, bebidas e fumo.

CHAPÉU DE NAPOLEÃO (Aguaí) – Thevetia peruviana
Equilíbrio da polaridade masculina e feminina. Elimina os entraves e energias inimigas da integração da alma com o espírito.

CHICÓRIA - Chicorium intybus
Carência afetiva, quer atenção constante, se magoa facilmente, possessivo, ciumento, chora com facilidade, sufoca os outros e quer controlar.

CIPÓ-DE-SÃO-JOÃO - Pyrostegia ígnea
Apego ao luxo, ostentação e vida material. Vaidade. Desperta para espiritualidade e a criatividade. Equilibra a matéria e o espírito. Necessidade de aprovação externa e máscaras.

CIPÓ-PRATA – Banusteriopsis oxyclada
Isolamento entre outros e no meio da multidão. Movida pelo medo e para se defender de possível ataque imaginário.  Harmoniza os sentimentos com a mente, compreensão dos problemas.

COENTRO - Coriandrum sativum
Estimulante, revitalizadora, coloca o corpo em movimento, estagnação diante de mudanças. Crianças gulosas.

CONFREI - Symphytum officinale
Emergencial. Reestruturação, revitalização, reconstrução, recuperação, autodestruição.

COPO DE LEITE – Zante deschia aethiopica
Pureza do início da sexualidade.  Ambiguidade sexual, na rejeição dos órgãos sexuais e identidade sexual em conflito. Sexualidade sadia.

COSMOS - Cosmos bipinnatum
Emergencial. Pânico, medo extremo, desespero, pesadelos, doenças graves. Medo de lugares públicos e fechados. Confiança, coragem, simplicidade, firmeza e segurança.

CRAVO-DO-MATO  (Ícaro) - Tagetes minuta
Desliga a mente preocupada com ideias  ruminantes e liberar  emoções.  Para situações de pânico, choques emocionais, traumas, perdas. Desorientação, hipersensibilidade sensorial, ânsia por progredir na vida.

DÁLIA – Dhalia coccínea
Dinamiza e amplia os chakras mentais, a intuição e a sensibilidade das pessoas questionadoras que sempre precisam de uma explicação. Dinamiza a relação com o inconsciente e com os sonhos. Aprender a sentir a mente.

DAMA DA NOITE – Cestrum nocturnum – Eichornia
Traz para fora conteúdos inconscientes. Integra informações. Facilita a terapia. Ilumina a sombra interna para reconhecê-la e integra-la. Equilíbrio familiar em situações de abuso e abandono infantil.

DENTE-DE-LEÃO - Taraxacum officinale
Emergencial. Depurativo, força, coragem, recuperação de traumas físicos, perda de energia pelo 3º chakra. Visão superficial e grosseira da vida. Debilidade sensorial, dificuldade de percepção e aprendizado. Resistência à terapia floral.

ERVA-CAPITÃO - Hydrocotyle bonariensis
Liderança de grupos com coordenação e sincronicidade das atividades para atingir os objetivos propostos. Democracia com a participação e colaboração de todos.

ERVA-DE-SANTA-MARIA - Chenopodium ambrosioides
Medo do fracasso financeiro, do desemprego, da falta de dinheiro, recursos para sobrevivência. Falta de fé na Providência.
ESPADA DE SÃO JORGE – Sansevieira trifasciata
Energia direcionadora ajuda na tomada de decisões. Para limpeza energética, proteção de energias negativas. Traz força e coragem para novos caminhos

ESPIGA AMARELA – (nativa sem identificação)
Busca de um caminho dentro da sociedade, clareza mental para escolha da profissão, busca do crescimento profissional ou do seu papel na sociedade.

ESPIGA VERMELHA (nativa sem identificada)
Ativa a liderança e independência. Harmoniza a expressão do ser interior. Dinamismo, ação com equilíbrio, saber agir no momento certo.

ESPINHEIRA-SANTA - Maytenus ilicifolia
Calmante de emoções impulsivas. Integra emoções, sentimentos e razão. Saber parar de ajudar os outros.

ESTRELINHA BRANCA – (nativa sem identificação)
Delicadeza consigo mesmo e com os outros. Visão mais ampla da realidade e encontrar caminhos alternativos para situações aparentemente insolúveis. Ativa o mental concreto, o mental abstrato e a intuição.

FAMÍLIA ROSA – (nativa sem identificação)
Desperta para o amor coletivo e familiar. Contribui para a aceitação dos outros, desenvolvendo a compaixão e tolerância.

FIGO - Fícus carica
Indecisão nas escolhas, mudanças repentinas de humor, irritabilidade, influencias climáticas, clareza mental, dores de origem nervosa.

FLOR DE CERA -Oya carnosa
Resistencia, firmeza diante das desilusões afetivas e mágoas não diluídas. Compõe e organiza os pensamentos referente as emoções, trazendo paz interior.

FLOR DE LIS – Iris sp
Falta de inspiração e criatividade, sentindo a vida sem graça como mero espectador. Desapego do karma familiar e ampliação da consciência familiar.

FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - Pétrea subserrata
Neutraliza magias, energias negativas, trabalhos feitos. Reforça a autoproteção e contato com o Eu Superior.

FRAMBOESA - Rubus fruticosus
Ativa a suavidade e o equilíbrio em reações agressivas, impulsivas e exageradas. Ciúmes e vingança. Perceber os limites entre o eu e o outro e a conter a necessidade de atacar e ferir. Pessoas que não param e invadem o futuro.

FUNCHO - Foeniculum vulgare
Dúvidas sobre a própria capacidade. Cansaço mental e físico. Dificuldade de digerir fatos novos. Dúvidas após mudanças. Harmoniza readaptações e análise dos detalhes. Problemas circulatórios.

FUMO – (Tabaco) Nicotiana tabacum
Agitação psicomotora infantil, aventura, desafios físicos, fuga das conquistas morais e espirituais. Vício por cigarro.

GENGIBRE - Zingiber officinale
Dinamiza as pessoas para a ação, iniciativa, coloca os pés no chão. Aquece a alma e ativa o fogo. Luta por ideais vencendo obstáculos.  Ajuda nos estados depressivos e nas situações de vícios como fuga da realidade.

GENGIBRE AZUL – Dichorisandra thyrsiflora
Sentimento de injustiça, defensor de causas alheias, mania de perseguição, personalidade exaltada.

GERÂNIO - Pelargonium zonale
Integra a vitalidade com a mente concreta, desperta prazer e sensualidade nas realizações. Ativa o pensamento e ajuda a colocar as ideias na prática.

GERVÃO - Stachytarphetta cayenensis
Agressão física e psíquica, punição, justiça, exigência, ira, rancor, ansiedade, agitação psicomotora infantil, anti-inflamatório floral. Emoções fortes, raivas, depressão.

GIRASSOL - Helianthus annus
Individualidade, liderança, vaidade, introversão ou extroversão exageradas, egocentrismo, autoestima elevada ou baixa, traz consciência da dualidade interna.

GOIABA - Psidium guayava
Para situações de medo em geral e também diante de perigos, provações, pressões e medo de perder o controle. Proporciona coragem, força interna, paz e equilíbrio.

GUACO - Mikania glomerata
Afetividade, amor universal, plenitude, tranquilidade. Crianças rejeitadas e mal amadas, que desenvolvem sensibilidade respiratória. Elimina mágoas, traumas e ressentimentos. Diminui a opressão no peito gerada por angústia.

GUAÇATONGA - Casearia sylvestris
Harmonia dos opostos internos, solta os sentimentos reprimidos, estabelece o equilíbrio interno e a relação interpessoal. Ajuda na autoafirmação e autoaceitação. Fortalece o ego e amplia a criatividade. Desperta a alegria de viver.

GUINÉ - Petiveria alliacea
Perda de energia, cansaço, limpeza energética, energia negativa. Dependência patológica de terceiros.

HIBISCO - Hibiscus rosa-sinensis
Dificuldades sexuais e de procriação, traumas com abortos e dificuldade de engravidar, relacionamentos conflituosos, incompatibilidade entre o casal.

HIBISCO BRANCO – Hibiscus
Equilibra os relacionamentos a dois. Para o dia do casamento e início da união. Melhora e afina a sintonia física e psíquica do casal. Também para aqueles que iniciam o processo da concepção.

HORTELÃ-PIMENTA - Mentha piperita
Lentidão física e mental. Dificuldade de análise interior e de aprendizado. Racionalização das emoções, liberação de emoções retidas por medo e vergonha.

HORTÊNCIA - Hydrangea macrophylla
Acalma a mente, aumenta a intuição, diminui a autocrítica. Tensão na cabeça por ler ou pensar muito.

INSULINA - Cyssus sicyoides
Carência afetiva, amargura, não saber lidar com as emoções, prefere reprimi-las e esquecer. Tendência a racionalizar as emoções sendo insensível às emoções alheias.  Privação de afeto.

IPÊ AMARELO - Tabebuia crysotricha
Renascer, recuperação, autocura, solidão, mudanças, concentração, mente dispersa, organização mental.

IPOMÉIA – Ipomeia cairica  
Estilos de vida desregrados e abusivos, vícios em drogas e bebidas, desintoxicação mental, necessidade de artifícios para transcender. Dificuldade de convivência. Novas ideias e situações. Adaptação em ambientes diferentes.

JABUTICABEIRA - Myrciaria cauliflora
Materialista, avarento, ambição pelo poder e posses, sentimentos de culpa ocultos. Generosidade e solidariedade.

JASMIM – Jasminum officinale  
Para sono pesado e agitado, sonhos com o cotidiano para compreender algumas sensações. Limpa a memória. Falsa autoimagem, rejuvenescimento psíquico, excesso de bagagem na personalidade, obesidade.

JURUBEBA - Solanum paniculatum
Saudades, perdas, recordações do passado, falta dos entes queridos.

LANTANA - Lantana camara
Harmonização de grupos, reuniões, ambientes. Tensão por movimento rotineiro e repetitivo; libera vícios e manias.

LARANJEIRA - Citrus sinensis
Calmante sem deixar moleza, descontração nas atividades.

LEVANTE - Mentha citrata
Protetor espiritual. Limpa as emoções e sentimentos negativos. Confusão entre a terceira e a quarta dimensão.  Pesadelos impressionantes e marcantes. Ajuda a equilibrar o mental abstrato sem entrar em dogmas e fanatismos.

LIMOEIRO - Citrus limon
Personalidade amarga, mentirosa, destrutiva, invejosa. Também para quem sofre influências destas pessoas.

LOBEIRA - Solanum iycocarpum
Restaura a espiritualidade, a graciosidade, imobilidade frente a transformações, rupturas entre pensamento e sentimento. Desapego de scripts negativos. Voracidade, gula, cobiça, astúcia, deslealdade, frustração, rixa.

MAÇÃ - Malus pumila
Depurativo físico e psíquico, pensamentos e sentimentos impuros, obsessão por limpeza, ordem e perfeição, autodesgosto com a própria aparência, complexos na adolescência, antibiótico floral.

MACELA - Achyrocline satureoides
Calmante, relaxante, estafa física e mental. Bloqueios no aprendizado. Eu Superior.

MADRESSILVA - Lonicera japônica
Ajuda na libertação do passado, ameniza a saudades de um tempo feliz que passou e não tem volta. Dá força a alma para enfrentar o presente e ter forças para viver um novo tempo. Menopausa.

MALVA - Malva syvestris
Rejeição social, exclusão familiar, separatividade, abandono, preconceitos.

MANACÁ - Brunfelsia uniflora
Pensar e agir com segurança. Compaixão. Libertar-se do passado. Encerrar ciclos. Novas ideias, criatividade no trabalho.

MANDACARU - Cereus jamacaru
Amplia a consciência espiritual equilibrando com a consciência material. Consciência da unidade e da individualidade. Morte e renascimento com naturalidade.

MANDALA LILÁS – (nativa sem identificação)
Abrindo a mente para planos superiores. Contato com a mente universal. Equilíbrio do funcionamento cerebral. Equilíbrio do 6º e 7º chakras.

MANGA - Mangifera indica
Restaura a vitalidade e auxilia na regeneração das cicatrizes e dores da alma.

MANJERICÃO - Ocimum basilicum
Dificuldades sexuais, medo de sentir prazer. Dificuldade de procriação e de sensualidade. Sobrecarga de responsabilidades, sensação de inadequação, confusão e desordens mentais, psicopatologias em geral.

MANJERONA - Origanum majorana
Para achar o caminho e o destino. Falta de diretrizes. Excesso de sexualidade. Falta de motivação e propósito na vida, tédio, inadequação.

MARACUJÁ - Passiflora edulis e Passiflora alata
Superstição, medo do sobrenatural, sonambulismo, enurese noturna, bruxismo, pesadelos, medos vagos e espirituais, mudanças de humores. Equilíbrio dos opostos dentro de si, parte masculina e feminina. Agir e recuar na hora certa.

MARAVILHA – (nativa sem identificação)
Força e resistência para estudos, novas ideias, clareza no raciocínio e na comunicação escrita e falada. Força nos braços e delicadeza nos gestos. Equilibra o 5º chakra.

MARGARIDA - Chrysanthemum leucanthemum
Interpretação material científica e fragmentada. Desenvolve a síntese, o aprendizado, a visão globalizada e a intuição.

MARIA-PRETA - Solanum americanum
Transformador das emoções e pensamentos negativos.  Acalma a mente repleta de pensamentos que desencadeiam emoções negativas.  Amplia a visão da realidade e a percepção do todo.

MELISSA - Lippia Alba
Calmante, amplia a visão do momento, auxilia a tomada de decisões. Vontade de ser melhor, alegria, felicidade. Tendência em perder energia, recuperação, restauração, convalescença.

MENTRASTO - Ageratum conyzoides
Purificação das emoções durante os sonhos, limpeza espiritual. Amor ao próximo, novos amigos, autovalorização, limites nas relações.

MIMOSA - Mimosa pudica – nativa
Medo de coisas concretas: doenças, acidentes, ladrões, chuvas, alturas, da morte da dor. Medo do fracasso pessoal e da agressão alheia. Insegurança, nervosismo, gagueira, timidez.

MIL-FOLHAS - Achillea millefolium
Ddepressão, traumas, remorsos, culpas. Supersensibilidade física, psíquica e espiritual.  Mudanças na vida: dentição, puberdade, menopausa, etc. Relaxante e ancora na terra, evitando sintomas desconfortáveis da terapia floral.

MIOSOTIS - Myosotis sp
Negação ou revolta com a perda de entes queridos, rejeição do recém-nascido, depressão pós-parto e perdas irreparáveis.

MIRRA (Incenso)- Tetradenia riparia
Calmante, insegurança mental, protetor espiritual. Limpeza energética de ambientes. Sintonia com o plano espiritual, miasmas. Consciência mística e religiosa, visão mais miniciosa da realidade.

MORANGO SILVESTRE - (Amora silvestre)  - Rubus rosifolius
Aumenta e eleva a alma, suavizando as reações agressivas em defesa do seu grupo racial ou familiar. Dissolve preconceitos e discriminações.  Medo da exposição pública, retraimento, fuga, dificuldades de envolvimento.

MOSTARDA – Sinapis arvensis – DFA
Depressões periódicas sem causa definida, tendência suicida, melancolia, falta de fé e esperança.

NÊSPERA – Eriobotrya japônica – DFA
Relacionamentos em grupo. Insegurança nas relações. Conecta o grupo a outros grupos afins. Apoio aos seus membros, gerando união e comprometimento. Falta de saídas aceitáveis, parece que vai ‘”explodir”. Medo de perder a razão.

ORÉGANO - Origanum vulgare
Para pessoas que não sabem o que fazer profissionalmente, sem motivação e entediadas, sem objetivo definido na vida. Ajuda a encontrar o propósito e a missão desta encarnação.

ORQUÍDEA - Cattleya labiata
Amplia a espiritualidade. Para ajuda ao próximo através da intuição e das palavras.

PANACÉIA – Solanum cernuum
Para reações emocionais exageradas, impulsivas e agressivas. Para pessoas que são o centro das atenções e precisam ser reconhecidas e aplaudidas. Para encontrar o caminho do meio e a ponderação.

PARIPAROBA - Piper umbellatum
Para reações intensas e exageradas. Impulsividade provocada por sentimentos de injustiça. Diminui a raiva e a agressividade de quem só vê seus ideais e se projetam para o futuro, esquecendo o caminho a ser percorrido até lá.

PATA-DE-VACA - Bauhinia fortificata
Descontrole emocional, alimentação descontrolada, ansiedade, não demonstra as emoções e a necessidade de ajuda. Carência afetiva prolongada, exaustão mental e orgânica.

PAZINHA LILÁS – (nativa sem identificação)
Abre espaço para transformações profundas e para retomada do processo evolutivo. Ajuda a diluir e remover assuntos mal resolvidos, fazendo uma limpeza de energia no que não nos serve mais.

PÊRA - Pyrus Communis
Organização e ampliação da mente consciente, do raciocínio concreto para o abstrato. Amplia o angulo de visão da realidade objetiva, possibilitando a visão do todo e a compreensão da sincronicidade.

PÊSSEGO - Prunus pérsica
Tranquilidade e equilíbrio emocional. Amar a si mesmo, a natureza e o universo. Descobrir o belo. Potencializa outros florais.

PFÁFIA - Pfaffia iresinóides
Tônico energético, cansaço, estafa, pós-operatório, quimioterapia.

PICÃO - Bidens pilosa
Gostar de si mesmo, ansiedade, controle alimentar, hipocondria, masoquismo, autopunição através do corpo.

PIMENTA – Capsicum annuum
Apatia, resignação, fadiga, insensibilidade emocional, rigidez nas expectativas. Estagnação, medo de ousar, sem coragem para tomar decisões e fazer mudanças.

PINHEIRO - Pinus elliottii
Culpa e remorsos, arrependimentos do passado. Pedir desculpas desnecessariamente. Autopunição. Autoperdão. Introversão, perfeccionismo, tristeza, negatividade, pouca sociabilidade. Impotência e frigidez.

PITANGA - Eugenia uniflora

Traz alegria e satisfação na vida. Ajuda na aceitação do inevitável e dá forças na superação de obstáculos.

POEJO - Mentha pulegium
Mágoas retidas, sentimentos de abandono, falta de vontade, medo de viver. Ajuda a retomar o amor, o equilíbrio e a beleza. Protege as relações afetivas. Para crianças com sentimentos de rejeição e mal amadas.

PRIMAVERA - Bouganvillea glabra
Esperança em um novo momento, mudanças, traz as reflexões para a prática. Bloqueio da criatividade, incapacidade de improvisação, engenhosidade.

QUARDIÃ DA MATA – Justicia brasiliana (jacobina vermelha)
Para proteção em situações novas e estranhas, quando você sem sente sozinho para escolher um caminho. Para dar força e coragem de lutar e ir em frente.

QUARESMEIRA - Tibouchina granulosa
Proteção espiritual para médiuns e sensitivos, relaxar em meditação.

QUEBRA-PEDRA – Phyllanthus
Perfeccionismo, auto-repressão, teimosia, cristalização mental, rigidez, pessoas sistemáticas e metódicas.

ROMÃ - Punica granatum
Ajuda na compreensão dos sonhos e dos conteúdos inconscientes. Proteção à noite.

ROSA - Rosa ssp
Desperta a alma para o amor universal e incondicional, para a compaixão e necessidade de ajudar o próximo sem exigir nada em troca. Abre possibilidades de cura espiritual para si mesmo e para outros.

RUÃO DO BREJO (jaborandi do mato) – Piper aduncum
Coragem nos momentos de mudanças. Integra energia física com a vital. Trabalha a personalidade perfeccionista e detalhista liberando tensões principalmente na coluna vertebral.

RÚCULA – Erica sativa
Alimenta a alma apática e resignada, incentivando uma tomada de atitude frente às dificuldades da vida e dos relacionamentos problemáticos. Mobiliza para ação com equilíbrio e tranquilidade.

SABUGUEIRO - Sambucus nigra
Medo do descontrole físico e psíquico, estados obsessivos, tremores, tiques, agitação, pesadelos, enurese noturna, insegurança diante de decisões rápidas.

SAIÃO - Bryophyllum calycimum
Generosidade, confiança, abundância, nutrição. Insegurança, sentir-se desprotegido, medo da vida, desnutrição.

SÁLVIA - Salvia officinalis
Dificuldades de aprendizado, repetição de erros, regenera a energia vital e a memória, tomar decisões, resolver assuntos pendentes, vitalizador na velhice.  

SÁLVIA SANGUE DE ADÃO – Salvia splendes
Proporciona uma nova visão dos reinos da natureza: mineral, vegetal, animal, hominal e angelical. Desperta a criatividade, a harmonia e a integração com o natural.

SAUDADE – Solanum rantonnetii  
Liberação da consciência, assumir responsabilidade sobre sua vida não culpando os outros pelo seu destino. Ajuda a se libertar das leis do carma. Para o chakra umeral.

SENA DO MATO – Senna australis (fedegoso-rasteiro) 
Para o medo de perdas materiais e de ficar sem dinheiro. Para avareza e apego ao passado. Medo de deixar o velho e desapegar daquilo que não serve mais. Para superar a dificuldade de dar e receber.

SERRALHA - Sonchus oleraceus
Depressões com causas definidas, pessimismo, desânimo, negativismo, desistir com facilidade, decepção com os outros, amor próprio ferido.

SETE LÉGUAS – Podranea ricasoliana
Incentiva o crescimento em todos os sentidos: físico, emocional, mental e espiritual. Acelera o movimento e o crescimento daquilo que precisamos colher rápido. Para o desenvolvimento rápido sem consciência profunda do processo interior.

SETE-SANGRIAS - Cuphea carthagenensis
Estimulante, renova a energia, apatia, falta de vontade para lutar.

SINHINHO VERDE – (nativa sem identificação)
Conexão com a terra, trazendo sua essência espiritual para o dia a dia. Facilita a vivência de sua missão e o propósito do espírito para a vida. Sugere o simples, o prático, a alegria nas realizações e o encontro com a segurança e estabilidade.

SUINÃ - Erythrina speciosa
Não saber dizer não, deixar-se oprimir, renunciar. Ativa a defesa interior, integra as palavras com instintos.

TANCHAGEM - Plantago major
Iniciativa para aqueles que esperam ajuda dos outros e dos aspectos externos. Medo da vida, dos riscos, do novo, das surpresas e do inesperado.

TOMILHO - Thymus vulgaris
Alegria de viver e diluição de traumas passados.  Dá força e coragem diante de problemas difíceis de origem afetiva. Ajuda na depressão e tristeza. Ensina a pessoa a buscar a transformação interna para se sentir feliz.

TRAPOERABA - Commelina spp
Ativa a circulação, clareza mental, segurança ao caminhar, medo da fraqueza e reflexos prejudicados. Para 3ª idade e para colocar os pés no chão.

TREVO - Oxalis Bipartita
Resgata a pessoa que se encontra em situação desesperadora, que está sofrendo e chorando muito, em decorrência de perdas, mágoas, tristezas, desesperança, rompimentos, decepções. Traz paz, fé, esperança e contato com o Eu Superior.

URUCUM – Bixa orellana
Desperta a coragem para ir à luta pelos seus ideais. Para defender o grupo familiar dos perigos alheios. Possibilita analisar as situações em diversos ângulos. Expande a energia física e vital. Forte sobrecarga emocional. Debilidades cardíacas.

VERBASCO - Buddleja brasiliensis
Viver os problemas dos outros, não medindo esforços para ajudar. Dificuldade de estabelecer limite entre o eu e o outro. Harmonia nos relacionamentos familiares.

ZEDOÁRIA - Corcuma zedoaria
Aterramento para pessoas que vivem fora da realidade, sonhadoras e espiritualizadas com dificuldade de realização e ação. Ajuda na concentração no presente.

ZINIA – Zinnia elegans – DFA   
Tristeza, rancor, ressentimento, amargura, mau humor, pessoas que não assumem a responsabilidade pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Consciência no livro Terapia da Natureza

CONSCIÊNCIA AFETIVA

Roberto Assagiolli e a Consciência