Curso/Apostila

   

ASSISTA O CURSO DE FLORAIS DHARIDHANA EM 4 AULAS:
https://www.youtube.com/watch?v=ZUwKBlw5Ev0

ASSISTA AO VIDEO SOBRE A REGIÃO E PREPARAÇÕES



APOSTILA


DHARIDHANA- FLORAIS DE AIURUOCA


LOCAL DE PREPARAÇÃO DOS FLORAIS
Município de Aiuruoca - Sul de Minas
Parque Estadual da Serra do Papagaio
Pico do Papagaio
Sitio Pedra do Leão
                                                                    



            DHARIDHANA = 
        A riqueza da vida 

 

A CONSCIÊNCIA

Amit Goswami: “A Consciência é o fundamento de todo ser. O Universo é 
     autoconsciente”. 
Stanislav Grof: “A Consciência é um fenômeno primário da existência, é mediada pelo cérebro, mas não produzida por ele.”
Rupert Shledrake: “A Consciência é uma esfera de possibilidades estruturadas por campos. A Consciência está presente em tudo e em todo o Universo.”
Robert Assagiolli: “O Eu Consciente é a autoconsciência pura e o Campo da Consciência é onde se encontra a percepção direta, as sensações, imagens, pensamentos, emoções, ações e impulsos.”
Fritjof Capra: “Consciência é um processo de cognição que garante a auto-geração e auto-percepção do processo da vida, surge de um processo neural complexo.”
Helena P. Blavatsky: “O homem é autoconsciente e os animais são conscientes. A autoconsciência é um atributo da mente e não da alma.”
Richard Gerber: “Os corpos de energia sutil encontram-se num nível de existência não-físico, não-temporal e não-espacial e atuam como diversos recipientes para a nossa consciência móvel.”
Lapiene e Dubro: “ A consciência comanda as ondas que viajam pelos pontos nodais da teia pessoal ou malha universal.”

Concluindo, a Consciência pode ser definida como a essência da existência ou a essência do Universo. Tudo tem consciência e o homem é autoconsciente. A Consciência é estruturada por campos que estão interligados através da malha ou teia universal. Somos seres sociais conectados.

A Consciência é a manifestação de conexões locais ou não locais. Pode ter um movimento contínuo ou saltos quânticos descontínuos para o passado ou futuro. A mente é não local não tem extensão espaço-tempo. A matéria é local, tem extensão espaço-tempo. A Consciência é mediadora entre elas. A Consciência escolhe entre as possibilidades e gera um pensamento em conjunto com o cérebro. A Consciência evolui na polaridade e agora busca a Unidade.

A Consciência não é só cognitiva ou mental e não se expressa somente através do cérebro, sua manifestação se dá através dos sete corpos humanos e, dependendo do estado ou nível de consciência, ela pode se expressar através do corpo físico como um todo ou através de outros órgãos como o coração e o estomago por exemplo.
    
NÍVEIS DA CONSCIÊNCIA

Os níveis não são separados uns dos outros, mas são integrados e interligados em camadas, sendo que um interpenetra o outro, como “ondas” definidas por Wilber. Equilibrar um nível de consciência implica em contribuir para o equilíbrio de todos. Quando se atinge um estado saudável de um nível, se passa automaticamente a vivenciar o seguinte caminhando do mais denso para o mais sutil. Cada nível de consciência se manifesta através de um dos sete corpos e se interliga a eles através dos chakras.
Outros pontos são importantes: a manifestação de cada nível pode ser local e não local; pode ter um movimento contínuo e também dar saltos quânticos descontínuos, mudando de um nível para outro conforme os colapsos de onda que são as escolhas entre ondas de possibilidades que geram um estado de ser; vivencia-se um nível de cada vez e pode-se passar de um para outro rapidamente.
Os níveis de consciência são experimentados nos diversos estados de consciência que definem como a experiência será vivida e interpretada. O estado de vigília tanto neutro como negativo e positivo, chamado de campo da consciência, pode ser vivido em qualquer nível de consciência. Já a vivência do estado inconsciente inferior é sentida nos níveis de consciência mais densos como físico, vital e emocional; o estado do inconsciente superior é vivido nos níveis mais sutis como mental, intuitivo, espiritual ou transpessoal; o inconsciente coletivo pode ser vivido em ambos os casos, que podem ser considerados como estados alterados da consciência.
No inconsciente inferior e no coletivo está sediada a “sombra” definida por Jung como o lado negativo escondido do consciente, são conteúdos reprimidos e se manifestam independente da vontade e dominam o eu consciente.
Este por sua vez deve ser o regente de todos os níveis e estados da consciência, tendo o poder de ativar e desativar qualquer um deles, para isto o homem deve fortalecer seu eu consciente procurando conhecer a sua sombra e todas suas manifestações e integrá-la ao seu ser vivendo a plenitude de estar no comando de si mesmo.          
Os níveis de consciência podem ser classificados em nove: consciência física, consciência vital, consciência feminina, consciência emocional, consciência afetiva, consciência mental, consciência social, consciência intuitiva e consciência espiritual. Essa classificação parte da consciência mais densa e objetiva para a mais sutil e subjetiva.
A consciência feminina poderia estar incluída na consciência vital, mas foi colocada a parte pela diferença do feminino em relação à maternidade e seus hormônios que a distanciam significativamente da consciência vital masculina.
A consciência emocional foi separada da consciência afetiva, porque as emoções são reações instintivas às situações de prazer ou dor e tem comprometimento físico, já os sentimentos relacionados à consciência afetiva têm um caráter mais racional e controlável.
Na consciência mental me refiro ao mental concreto e na consciência intuitiva está incluído o mental abstrato.
O homem viaja através dos noves níveis conforme as necessidades e motivações cotidianas. Vive um nível de cada vez, mas pode passar rapidamente de um para outro. O primeiro nível é o mais denso e o nono é o mais sutil.
Quanto mais raciocínio abstrato o homem possui mais tempo ele se detém nos dois últimos níveis da consciência, que são mais sutis. Quanto menos raciocínio abstrato, mais ele se detém nos dois três primeiros níveis: físico, vital e emocional, que são mais densos.
    
1. Consciência Física

Este nível corresponde ao corpo vivo e à percepção dos sentidos em relação ao mundo objetivo e está ligado às funções fisiológicas, sensações, impulsos e instintos para sobrevivência. O corpo físico através do cérebro é um veículo de manifestação da consciência, é uma ferramenta de aprendizado. A consciência física corresponde à maneira de sentir e observar a matéria densa desde o próprio corpo até o ambiente próximo e a natureza, através dos órgãos dos sentidos. Está relacionada ao primeiro chakra.
O homem não tem o hábito de observar seu corpo e suas funções fisiológicas porque elas são automáticas, só presta atenção quando sente algum incomodo ou alguma dor, como sinais que o corpo manda para consciência avisando que alguma coisa não está bem em seu funcionamento.
Muitas vezes o homem adquire hábitos e vícios que são nocivos à saúde do corpo e perde o controle consciente sobre suas ações tornando-se escravo de si mesmo através de hábitos ruins e vícios, o que leva a doenças. O corpo deixa de ser uma ferramenta para evolução e passa ser um meio de aprisionamento.
           
2. Consciência Vital

Este nível está relacionado ao corpo vital ou etérico, que interpenetra o corpo físico e lhe dá energia e vitalidade, onde estão localizados os meridianos e os chakras. Está ligado também a energia sexual e ao primeiro chakra. Este nível é formado por um campo de energia holográfica que contém informações sobre o crescimento, desenvolvimento e regeneração do corpo físico. Nele estão as matrizes das funções biológicas.
A consciência vital é sentida através do excesso ou falta de energia física, que pode ser através de uma dor ou sensação que não tem origem fisiológica ou até pelo excesso ou falta de libido.
O homem pode se revitalizar através da alimentação, da respiração, do repouso, higiene mental e autocontrole emocional. Treinar e expandir a consciência vital requer somente auto-observação e desenvolvimento da auto percepção.
A Medicina Oriental possui diversas técnicas para cura física através da energia vital como a acupuntura, shiatsu, reflexiologia e os remédios homeopáticos atuam diretamente nela.
           
3. Consciência Feminina

A consciência feminina está também relacionada ao corpo vital e ao segundo chakra, mas é particularmente diferente e especial por conter os instintos de procriação e de maternidade, com seus hormônios específicos. A mulher, por ter uma natureza mais emocional, sofre as instabilidades hormonais em função do movimento da Lua, que comanda os movimentos dos líquidos no nosso planeta e os líquidos estão relacionados às emoções.  Os desequilíbrios acarretam diversos distúrbios de humor e sintomas físicos principalmente no período menstrual, na menopausa, na gestação e pós-parto. A mulher vive sua consciência feminina através de seu instinto maternal, tendo os dons naturais de proteção, cuidado e criatividade.
           
4. Consciência Emocional

A consciência emocional possui conteúdos reativos intensos, por vezes de defesa, diante do perigo. Tem o poder de impedir a manifestação de outros níveis de consciência quando está em atuação. Está ligada ao corpo emocional e ao terceiro chakra. As emoções afetam o equilíbrio químico do corpo e provocam alterações psicossomáticas contribuindo para formação de doenças.
Neste nível a pessoa consegue perceber melhor sua atuação, porque é um impulso neural que move a pessoa para a ação e sempre é acompanhada de sintomas físicos, porque afeta o cérebro e o sistema nervoso. A pessoa percebe, mas não consegue dominar imediatamente, porque as emoções aparecem como impulsos de defesa ou reações diante de situações agradáveis ou desagradáveis. Quanto mais a pessoa se observa e treina o controle mental mais terá poder sobre suas emoções, permanecendo sob sua influencia o mínimo tempo possível.
No medo o sangue flui para as pernas, o corpo fica alerta ou imobilizado, pode aparecer sensação de frio, rosto lívido. O medo é uma reação ao perigo, e é passageiro enquanto a ansiedade é a antecipação do perigo que pode ocorrer ou não e tende a se tornar crônica.
Na vergonha ocorre uma vasodilatação nos vasos sanguíneos na face dando o tom avermelhado. A pessoa baixa o olhar e inclina a cabeça para frente para se esconder.
Na raiva o sangue flui para os braços, há aceleração dos batimentos cardíacos e ativação da adrenalina, o rosto fica vermelho, é ativado o sistema nervoso e se expressa através da agressividade.
Na tristeza há redução da atividade metabólica e queda de energia e entusiasmo, rosto branco.
Na repugnância a um sabor ou a alguém aparece uma expressão facial de nojo quando o nariz se enruga e o lábio superior se retorce.
Na surpresa os olhos se arregalam para receber mais luz e obter mais informações sobre o inesperado.
O desenvolvimento da consciência emocional permite a pessoa conhecer melhor suas reações diante dos acontecimentos e com isto acionar a consciência mental para controle dos impulsos.
           
5. Consciência Afetiva

A consciência afetiva está relacionada aos sentimentos e à necessidade de amor e afeto, auto-estima e alegria de viver. Os sentimentos são um tipo de emoção filtrada pela mente e estão ligados ao corpo emocional e mental e ao chakra cardíaco. Nos sentimentos se percebe a atuação da reflexão, do livre-arbítrio e da criatividade. Eles não estão ligados diretamente à origem das doenças por isso não tem caráter psicossomático como às emoções. O amor é o principal sentimento porque desencadeia outros sentimentos positivos como a autoconfiança, auto-estima, alegria e felicidade.
Na alegria aumenta a energia e atividade do centro cerebral, com inibição das emoções negativas, dá mais disposição e entusiasmo. Pode se manifestar com sorriso ou até choro.
No amor um conjunto de reações gera calma, satisfação, cooperação, sensação de plenitude.
O amor se expressa em diversas circunstâncias e tem diversas dimensões:
a) amor pessoal ou auto-estima;
b) amor familiar: mãe, pai e irmãos;
c) amor social: amigos, colegas e parentes;
d) amor romântico: com o parceiro;
e) amor coletivo: grupo social ou espiritual, comunidade, cidade, país, mundo;
f) amor altruísta: sem intenções, apegos e gratificações pessoais.
g) amor transcendente: por Deus, pelo Universo e pelo Todo.
           
6. Consciência Social

A consciência social corresponde à rede de interligações entre os seres e suas relações interpessoais. Ela é vivida e aprendida desde o momento do nascimento, porque somos seres integralmente sociais e fazemos parte de uma malha cósmica que interliga toda natureza e todos os seres vivos. Quando nos relacionarmos ou pensamos em alguém são acionados instantaneamente os chamados pontos nodais interdimensionais dessa malha que transmitem energia e informação, mesmo sem uma comunicação verbal. Nesse momento é criado um padrão único, formado por um campo de consciência interagindo com outro campo, podendo ser acionados mais pontos nodais conforme for aumentando o número de campos participantes de uma determinada situação.
Neste processo algumas pessoas podem estar conscientemente envolvidas e outras indiretamente, sem percepção, ou por não estarem presentes fisicamente, mas terem sido mencionadas, ou por estarem próximas, mas não participarem diretamente. Quanto mais pessoas envolvidas, mais complexa fica a rede estabelecida entre os pontos nodais. Quando a situação é passageira a rede se desfaz depois de um tempo curto, mas quando a situação é duradoura a rede pode criar muita força e se manter por muito tempo. Ligações positivas deste tipo são extremamente benéficas para todos envolvidos direta ou indiretamente, já ligações negativas prejudicam a todos que podem não ter consciência da causa original de tanta perturbação. Ter consciência deste mecanismo de funcionamento da interligação em sistema de malha, nos torna mais responsáveis por nossos relacionamentos e por nossa comunicação.
           
7. Consciência Mental

Corresponde à percepção racional, aos pensamentos, a memória e ao raciocínio. Está ligada ao corpo mental que se expressa através do cérebro. Este nível se manifesta através do quinto chakra e do corpo mental concreto. Este tipo de consciência é a consciência desperta, a qual diferencia o ser humano de outros animais e propicia a autoconsciência e a capacidade de escolhas através do livre-arbítrio. Aqui encontramos também a manifestação da imaginação e da criatividade, como também a reflexão científica, a concentração, análise, pesquisa, crítica e julgamento, consequentemente envolve também crenças, valores, objetivos e estratégias.
A consciência mental tem o poder de controle e domínio sobre as consciências anteriores. Muitas vezes o homem tem a habilidade natural de exercer este controle, mas a maioria necessita de aprendizado e treinamento tanto para o domínio, quanto para a ampliação desta consciência. Algumas pessoas têm a consciência mental muito atuante, que bloqueia a percepção dos níveis anteriores da consciência, gerando desequilíbrios inconscientes.
           
8. Consciência Intuitiva

Este nível corresponde à percepção extra-sensorial, a compreensão subjetiva e ampla da realidade, se manifesta através do corpo mental abstrato, do corpo intuitivo e do 6º chakra.
A consciência intuitiva está relacionada ao inconsciente superior, sede das intuições, inspirações artísticas, filosóficas e místicas. Corresponde aos estados holotrópicos ou alterados de consciência, quando podemos entrar em contato com seres interdimensionais e viajar no tempo através de saltos quânticos para o passado e para o futuro. Como na consciência anterior encontramos pessoas com habilidades naturais de percepção e vivência deste nível, já outras necessitam de exercícios para desenvolvimento das mesmas.
           
9. Consciência Espiritual

Este tipo de consciência nos conecta com nosso Eu Superior e nos liga à Consciência Cósmica ou a Malha Universal. Nesse nível podemos viver a iluminação e o êxtase que é a sensação de união com o universo e a identificação plena com toda a natureza. Podemos nos conectar com a substância primordial ou Eu Transpessoal através da meditação que nos leva a um estado alterado de consciência, descrito pelos monges do Oriente e pelas pesquisas com drogas psicodélicas.
Aqui encontramos a sede da vontade e do verdadeiro propósito da existência. Esse é o mais inconsciente de todos os níveis e poucos são os que compreendem sua existência, embora seja ele o direcionador dos caminhos a serem vividos. 

 PALAVRAS CHAVES E CHAKRAS

9- Cons. Espiritual .......  Iluminação - Loucura 
    7º CHACKRA              Proteção - Perturbação

8- Consc. Intuitiva ........  Inspiração - Confusão
    6º CHAKRA                Tranquilidade - Nervosismo

7- Consc. Mental  ........ Satisfação - Preocupação 
    5º CHAKRA               Autoconsciência - Esquecimento
  
6- Consc.Social  .........  Interação - Conflitos
    5º CHAKRA               Altruísmo - Egoísmo

5- Consc.Afetiva  .......  Alegria - Tristeza
   4º CHAKRA               Amor - Solidão

4- Consc. Emocional .. Segurança - Insegurança 
    3º CHAKRA              Prudência -  Medo

3- Consc. Feminina ..... Proteção - Abandono
    2º CHAKRA               Procriação - Destruição

2- Cons.Vital  .............  Disposição - Cansaço
    1ºCHAKRA               Força - Raiva
           
1- Cons. Física  ..........  Instintos - Vícios 
    1º CHAKRA               Sobrevivência - Compulsão

                FLORAIS DA CONSCIÊNCIA                      

A Terapia Floral propõe o uso interno ou externo de essências florais que contém o campo de consciência das flores e que, ao serem ingeridas, influenciam o campo de consciência humana.
Os florais atuam fortalecendo o lado positivo consciente e inconsciente, despertando virtudes e consequentemente enfraquecendo a atuação da “sombra” que se refere a conteúdos negativos e reprimidos no inconsciente. O mais importante é que os florais fortalecem a consciência e a plenitude da integração do Eu. 
Eles não são os responsáveis diretos pelas transformações, mas eles propiciam um ambiente interno saudável para que a pessoa possa escolher pela mudança de uma maneira mais consciente. 

ATUAÇÃO DOS FLORAIS
Transforma e amplia a consciência.
Enfraquece a sombra, traz para o consciente.
Integra a polaridade interior.
Desperta  virtudes e potenciais latentes.
Restaura a paz, harmonia e equilíbrio. 
Os florais atuam diretamente nos sete corpos e chakras através dos quais se manifestam os níveis da consciência, consequentemente eles tem atuação nestes níveis.Cada flor tem uma atuação em um determinado nível de consciência, proporcionando uma clareza ampla sobre este nível e seu potencial positivo de evolução.
Agrupando diversas  flores que atuam no mesmo nível, consegue-se um efeito mais rápido e positivo que é ainda potencializado com a inclusão de ervas medicinais e essências cristalinas. 

PREPARAÇÃO DOS FLORAIS
A preparação dos florais se dá em 3 etapas de diluições, seguindo as orientações deixadas por seu criador Dr.Edward Bach:
1- Essência mãe
       Flores ao sol com água
       50%  de álcool de cereais 
2- Essência estoque
       9 gotas da essência mãe 
       em 20 ml álcool de cereais
 3- Essência de uso
     9 gotas essência estoque
     70% de água mineral 
     30% álcool de cereais
     
Foram criadas nove fórmulas denominados Florais da Consciência. A proposta foi criar uma ferramenta que proporcione às pessoas oportunidade para despertar o equilíbrio e a ampliação da consciência em seus níveis distintos e trabalhar os problemas cotidianos.
O kit dos Florais da Consciência foi elaborado com essências estoque e também de pronto uso, ou seja, a última diluição, para venda direta ao consumidor, sem necessidade de manipulação dos terapeutas e farmácias. O objetivo foi incentivar a auto prescrição, quando a pessoa, através da leitura do folheto indicativo, escolhe aquela fórmula ou aquele nível de consciência que precisa trabalhar no momento. Outro objetivo foi facilitar o trabalho dos terapeutas que possuem dificuldades de manipulação em seu consultório e oferecer às lojas um produto de fácil acesso à sua clientela.
As formulas são preparadas, de preferência, com as flores e folhas das plantas mais um cristal, no mesmo pote de água, deixado ao Sol, mas também podem ser preparadas individualmente, dependendo da disponibilidade das plantas nativas ou cultivadas.
São utilizadas de 9 a 18 plantas disponíveis e nem sempre todas elas indicadas no texto a seguir, isto porque, dependendo da época do ano algumas estão floridas, outras com as folhas exuberantes e outras podem estar em período de dormência. 

ORIENTAÇÕES DE USO

Aconselha-se o uso de uma fórmula por vez ou duas e no máximo três em meio copo de água ou em horários diferentes.
Não deixar o vidro exposto ao Sol ou próximo de aparelhos eletroeletrônicos. 
Ao pingar diretamente na boca não deixar o conta gotas entrar em contato com a saliva,
Pode ser diluído em água ou suco e na preparação de arroz ou macarrão.
Faça uma autoanálise e afirmações positivas ao ingerir o floral.
Casos crônicos e antigos exigem disciplina de 3 a 12 meses.
Entre em contato com o terapeuta diante de qualquer dúvida ou sintoma diferente.

Uso interno: 4 gotas 4 vezes ao dia antes das refeições e antes de dormir.
Crianças, idosos e iniciantes 2 vezes ao dia. Casos agudos de hora em hora ou cada duas horas.

Uso externo: 40 gotas em um litro de água para banhos e escalda-pés
                      20 gotas em 100 ml para spray de ambientes.

ANIMAIS: 4 gotas 2 vezes ao dia ou 08 gotas no pote de água.

PARA TERAPEUTAS: no preparo da solução de uso utilizar de 9 gotas da solução estoque e utilizar  no máximo a combinação de 3 formulas.


As nove fórmulas que compõem o kit loja dos Florais da Consciência, de pronto uso, são acondicionadas em um display com 4 frascos de cada fórmula no total de 36 frascos para venda direta ao consumidor. 

Kit loja (solução de uso) 
    












O kit Terapeuta com a solução estoque para preparação da solução de uso é acondicionado em uma pequena caixa com as nove fórmulas.

Kit do terapeuta (solução estoque)



MÉTODO DHARIDHANA - AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA COM FLORAIS
Nossa consciência não está isolada em sua individualidade, mas sim conectada à toda natureza, ao nosso planeta, ao sistema solar, a Via Láctea e ao Universo, como uma grande teia invisível.
Usamos muito pouco da nossa capacidade cerebral e da nossa consciência. É como se estivéssemos presos em uma ilusão de realidade limitada no tempo e espaço da terceira dimensão.
Ampliar a consciência é o objetivo de muitas linhas espirituais antigas. Fundir-se à sua essência divina é fundir-se ao Todo e vivenciar o sentido da Unidade Universal. É ter o poder sobre seu corpo, sobre suas emoções e sobre sua mente e depois expandir o controle dos elementos da natureza e de outros seres. É sentir-se pleno, feliz e completo, é fundir a dualidade interna e viver a unidade plena.
A busca da evolução é um impulso natural da natureza humana e de toda a vida nas dimensões micro e macro. Todos de uma maneira ou outra buscam este crescimento dentro do seu nível de evolução e muitas são as formas e os caminhos para este crescimento. 
Os Florais da Consciência têm como objetivo contribuir para ampliação da consciência através do equilíbrio de seus nove níveis. 
O método Dharidhana propõe que a pessoa interessada faça uso das nove fórmulas florais correspondentes aos nove níveis da consciência, seguindo a sequência da mais densa para a mais sútil. Ingerindo de um a quantos vidros forem necessários para equilibrar cada nível de consciência, seguindo esta sequência:
1- Consciência física – LIBERTAÇÃO – equilíbrio da consciência de seu corpo físico e do seu contato com o mundo material ao redor.
2- Consciência vital – VITALIDADE – equilíbrio da energia vital e da polaridade masculina. Contribui para a recuperação da saúde e da disposição física.
3- Consciência feminina – FEMINILIDADE – equilíbrio da polaridade feminina tanto no homem como na mulher, desenvolvendo a criatividade e a procriação.
4- Consciência emocional – EQUILÍBRIO – das emoções instintivas que por vezes dominam totalmente a ação humana, impedindo sua evolução.
5- Consciência afetiva – AUTO-ESTIMA – equilíbrio do amor próprio e o amor fraternal, despertando a sensação de felicidade e plenitude.
6- Consciência social – RELACIONAMENTO – desenvolve a consciência dos relacionamentos facilitando a harmonia do grupo familiar, profissional e comunitário.
7- Consciência mental – APRENDIZADO – equilibra os pensamentos e o cérebro, ampliando a consciência de si mesmo e do mundo ao seu redor.
8- Consciência intuitiva – CALMA E PAZ – tranquiliza o corpo, a alma e o espírito, ampliando a intuição e os sonhos.
9- Consciência espiritual – ELEVAÇÃO – limpa os campos energéticos sutis e eleva a consciência até a sua essência espiritual.

Dois conselhos: 
- Ser acompanhado por um terapeuta floral pelo menos uma vez por mês, porque garante o sucesso e dá apoio ao processo.
- Registrar as experiências e sonhos em um diário, para poder acompanhar melhor o processo interno.

As fórmulas poderão ser utilizadas também sem uma sequência definida, iniciando com aquela mais adequada para o momento, em situações emergenciais ou circunstanciais.
Cada fórmula desperta e ativa qualidades positivas que devem ser mentalizadas sempre ao se ingerir o floral, fortalecendo assim, seu efeito através da vontade consciente.

É distribuído gratuitamente um folheto com o resumo dos significados de cada fórmula, para divulgação e para escolha do cliente. 
As 9 fórmulas podem ser utilizadas para animais, foi feita adaptação para prescrição específica.

Foi criado um gráfico de Radiestesia para facilitar a confirmação de quais fórmulas 
são mais importantes no momento para determinada pessoa.  




















A seguir a descrição das nove fórmulas indicando inicialmente suas palavras-chave, após a sua atuação e por ultimo as essências utilizadas. 

KIT FLORAIS DA CONSCIÊNCIA

C1- LIBERTAÇÃO - Consciência Física  
Dieta. Vícios. Cigarro. Compulsões. Manias. Impulsos incontroláveis.
Ativa: disciplina e vontade para superação, gostar do corpo.
Apoio no mal-estar provocado por energias negativas.
ATUAÇÃO: Esta fórmula floral desperta a consciência do corpo físico. Indicada como um desintoxicante energético. Trabalhando os hábitos, vícios e compulsões que prejudicam sua saúde. Tiques e manias: roer unhas, balançar a perna, ranger os dentes, etc. Distúrbios alimentares: obesidade, anorexia e bulimia. Vícios: cigarro, álcool, drogas, chocolate, jogos, Internet, etc. Ajuda também na transformação dos comportamentos impulsivos por vezes agressivos e incontroláveis, nos desvios sexuais e nos comportamentos obsessivos. Desperta a disciplina e vontade para superação e o gostar de si mesmo. Motiva o cuidado com o corpo.  Ajuda na limpeza energética dos corpos sutis. Atua no primeiro chakra.
PARA ANIMAIS: Comportamentos repetitivos, distúrbios alimentares.
Essências florais: Arruda, Artemisia, Banana, Boldo, Brinco-de-princesa, Bromélia, Buchinha, Café, Caliandra, Catinga de Mulata, Cebola, Centelha asiática, Coentro, Erva de Santa Maria, Espada de São Jorge, Fumo, Gengibre, Guiné, Ipomeia, Maça, Manjerona, Manjericão, Orégano, Picão, Sálvia, Sete Léguas.
Essência cristalina: Olho-de-tigre.

C2- VITALIDADE - Consciência Vital
Desânimo. Cansaço. Stress. Libido fraco. Convalescenças.
Ativa: recuperação, disposição, iniciativa, prazer e saúde.
Apoio nas dificuldades masculinas ampliando a iniciativa e coragem.
ATUAÇÃO: Esta fórmula floral trabalha a consciência do corpo vital ou etérico, responsável pela vitalidade e disposição. Indicada como um estimulante energético em situações de recuperação após acidentes, cirurgias, traumatismos, quimioterapia e nas convalescenças de doenças e também na terceira idade. Contribui em situações de stress, cansaço, desânimo e impotência masculina. Desperta a recuperação, disposição, iniciativa, coragem, independência, liderança, prazer físico e a saúde integral. Atua no primeiro chakra.
PARA ANIMAIS: Traumas e acidentes, recuperação doenças e cirurgias, velhice, dependência excessiva.
Essências florais: Açoita Cavalo, Alpinia, Antúrio, Arnica, Assa-peixe, Cana do brejo, Capim Gordura, Carqueja, Coentro, Confrei, Copo de Leite, Dente-de-leão, Gengibre, Gervão, Hibisco, Ipê amarelo, Jaborandi, Jurubeba, Manga, Manjericão, Manjerona, Pfáfia, Pimenta, Ruão do brejo, Sete Sangrias, Tanchagem, Trapoeraba, Urucum.
Essência cristalina: Jaspe

C3- FEMINILIDADE - Consciência Feminina
Tensão pré-menstrual. Casamento. Maternidade. Menopausa.
Ativa: equilíbrio feminino, sensualidade, amor maternal.
Apoio nas desordens femininas, libido fraco, fertilidade.
ATUAÇÃO: Esta fórmula trabalha a consciência feminina e suas manifestações: amor, casamento, sensualidade, sexualidade, concepção, maternidade, delicadeza, o cuidar, o nutrir. Contribui para amenizar os sintomas derivados dos desequilíbrios hormonais na Tensão pré-menstrual, menopausa, gestação e parto. Ajudam nas oscilações de humor, irritabilidade e ondas de calor. Harmoniza, tranquiliza, relaxa. Atua no segundo chakra.
PARA ANIMAIS: Parto e pós-parto; gravidez psicológica, distúrbios no sistema reprodutor feminino.
Essências florais: Alfazema, Amora, Arnica, Artemísia, Camomila, Chapéu de Napoleão, Figo, Framboesa, Hibisco, Laranjeira, Macela, Manjericão, Margarida, Mil-folhas, Pêssego, Picão, Rúcula, Sálvia, Zedoária.
Essência cristalina: Citrino

C4- EQUILÍBRIO - Consciência Emocional  
Emergência. Descontrole. Medo. Pânico. Insegurança.
Ativa: equilíbrio emocional, esperança, confiança, superação.
Apoio repressão emocional que se refletem no sistema digestivo.
ATUAÇÃO: Esta fórmula atua na consciência emocional e seus desequilíbrios, principalmente em situações de emergências quando uma determinada situação nos imobiliza com reações de medo, pânico e total descontrole emocional chegando ao desespero. Indicada em situações de crises, perdas materiais ou de entes queridos, também para a insegurança, raiva e todas as emoções que nos dominam fazendo perder a razão e o discernimento. Também para pessoas que se sensibilizam por qualquer coisa com tendência ao choro ou ao sofrimento, muitas vezes pelos outros. Esta fórmula contribui para a ampliação da consciência emocional e possibilita o despertar da confiança em si mesmo na superação e na busca do equilíbrio emocional. Atua no terceiro chakra.
PARA ANIMAIS: Sustos, traumas, violências, perda do dono e da mãe, abandono, chorar e tremer demais. Essências florais: Abacate, Abóbora, Arrozinho, Babosa, Bálsamo, Beijo, Berinjela, Boldo, Capim Cidreira, Carqueja, Capuchinha, Cavalinha, Cosmos, Cravo do mato, Chapéu de couro, Dente de leão, Espinheira Santa, Espiga vermelha, Goiaba, Insulina, Melissa, Mimosa, Panaceia, Pata de vaca, Quebra pedra, Rúcula, Sabugueiro, Trevo, Verbasco.
Essência cristalina: Malaquita.

C5- AUTO-ESTIMA - Consciência afetiva   
Tristeza. Depressão. Mágoa. Carência. Isolamento. Culpa.
Ativa: alegria, felicidade, desapego, amor, prosperidade.
Apoio nas dificuldades amorosas que se refletem na região do peito, sentimento de abandono.
ATUAÇÃO: Esta fórmula atua na consciência afetiva responsável pelo amor ao próximo e a si mesmo. Ajuda a trabalhar a baixa autoestima, a tristeza, depressão, isolamento, a carência afetiva, angústia, melancolia, saudosismo, pessimismo, culpa. Desperta para o oposto que é a alegria, felicidade, amor altruísta, desapego, sucesso, prosperidade, o estar bem consigo mesmo e com o mundo. Atua no quarto chakra.
PARA ANIMAIS: Carência, saudades do dono.  Possessivo com dificuldade de adaptação às mudanças.
Essências florais: Alecrim, Amor perfeito, Anis, Azaleia, Banana, Begônia, Borragem, Camélia, Cana do brejo, Candeia, Calêndula, Chapéu de Napoleão, Chicória, Girassol, Guaçatonga, Flor de cera, Insulina, Madressilva, Mentrasto, Mil-folhas, Miosótis, Mostarda, Pinheiro, Pitanga, Quebra-pedra, Sena, Serralha, Sete Sangrias, Zinia.
Essência cristalina: Esmeralda.

C6- RELACIONAMENTO - Consciência Social  
Conflitos. Timidez. Falta de limites. Egoísmo. Ciúmes. Inveja.
Ativa: comunicação, tolerância, cooperação, amor incondicional.
Apoio na falta de equilíbrio no comportamento. Falar demais ou de menos.
ATUAÇÃO: Esta fórmula trabalha a consciência social e todos os problemas de relacionamentos de caráter pessoal, afetivo, profissional, familiar e social. Trabalha a timidez, insegurança, egoísmo, ciúmes, inveja e também os limites nas relações. Ajuda na resolução de conflitos decorrentes das comunicações distorcidas e das diferenças individuais. Contribuindo para desenvolver a tolerância, aceitação, perdão, cooperação, o trabalho em equipe, a harmonia e o amor incondicional. Atua no quarto e quinto chakras.
PARA ANIMAIS: Dificuldades de se relacionar com pessoas e animais, morder ou atacar estranhos.
Essências florais: Amor perfeito, Alecrim, Alfazema, Assa-peixe, Babosa, Cactos, Calêndula, Cana do brejo, Caruru, Cipó-prata, Dama da noite, Erva capitão, Família Rosa, Flor de Liz, Gengibre azul, Guaco, Guaçatonga, Hortelã-pimenta, Lantana, Malva, Mentrasto, Mil-folhas, Morango silvestre, Nêspera, Rosa, Rúcula, Sabugueiro, Verbasco.
Essência cristalina: Quartzo rosa.

C7- APRENDIZADO - Consciência Mental   
Esquecimento. Tensão em estudos e provas. Preocupação.
Ativa: memória, clareza mental, concentração, síntese, criatividade.
Apoio nas dificuldades que geram problemas no sistema respiratório.
ATUAÇÃO: Esta fórmula trabalha a consciência mental com seus pensamentos e o raciocínio. Ajuda nos esquecimentos, na dispersão, dificuldade de concentração, estafa mental, pensamentos desconexos e emaranhados, excesso de preocupação e rigidez. Desperta a concentração, a compreensão, a criatividade e a lucidez. Muito útil para os estudos, provas, exames e na tomada de decisões importantes, proporcionando clareza mental, poder de síntese, e boa memória. Atua no quinto chakra.
PARA ANIMAIS:  Filhotes e animais em adestramento e treinamento; desobediência.
Essências florais: Alecrim, Alfazema, Amora, Anis, Assa-peixe, Babosa, Banana, Begônia, Borragem, Caaponga, Capim cidreira, Dália, espiga amarela, Funcho, Gerânio, Guaco, Hortelã-pimenta, Hortência, Ipê amarelo, Malva, Margarida, Maravilha, Maria Preta, Orégano, Pera, Poejo, Romã, Sabugueiro, Sálvia, Sálvia vermelha, Zedoária.
Essência cristalina: Água-marinha.

C8- CALMA E PAZ - Consciência Intuitiva
Nervosismo, ansiedade, impaciência, irritação, insônia, pesadelos.
Ativa: relaxamento, serenidade, tranquilidade, bom sono, intuição.
Apoio em casos de tensão, agressividade e distúrbios do sono.
ATUAÇÃO: Esta fórmula atua na consciência intuitiva e no mental abstrato. Desperta para assuntos filosóficos e espirituais. Possibilita uma visão ampla e uma compreensão intuitiva da realidade interna e externa. Indicada para situações de nervosismos, ansiedade, impaciência, irritabilidade, explosões de raiva, tensão nervosa, insônia, pesadelos. Desperta calma, paz, tranquilidade, relaxamento, serenidade, paciência e um sono tranquilo. Equilibra o sexto sentido e a intuição. Atua no sexto chakra.
PARA ANIMAIS: Agitação, hiperatividade, dificuldades para andar de carro.
Essências florais: Açafrão, Alfazema, Anil, Anis, Antúrio, Banana, Berinjela, Boldo, Calêndula, Camomila, Cânfora, Capim Cidreira, Estrelinha Branca, Hortelã-pimenta, Jasmim, Laranjeira, Macela, Malva, Maracujá, Melissa, Pêssego, Romã,
Essência cristalina: Sodalita.

C9- ELEVAÇÃO - Consciência Espiritual
Desequilíbrio geral. Negatividade. Baixa vibração. Perturbação.
Ativa: limpeza energética, proteção espiritual, essência superior.
Apoio no stress e na perturbação mental e espiritual.
ATUAÇÃO: Esta fórmula atua na consciência espiritual. Em primeiro lugar ela permite a limpeza das energias negativas pessoais ou de terceiros mudando a vibração densa e pesada que gerassem perturbações e desequilíbrios generalizados. Em segundo lugar tem efeito protetor destas energias não permitindo que outras vibrações negativas perturbem o equilíbrio. Em terceiro lugar contribui para e elevação da consciência facilitando a meditação, a oração e o contato com o Eu Superior e a Consciência Cósmica. Atua no sétimo chakra.
PARA ANIMAIS: Absorver emoções e energia das pessoas com quem convive e do ambiente.
Essências florais: Abacate, Alecrim, Alfazema, Algodão, Arruda, Cássia, Camomila, Cânfora, Catinga de mulata, Cebola, Chapéu de Napoleão, Dama da noite, Flor de São Miguel, Guiné, Jasmim, Levante, Mandacaru, Mandala Lilás, Macela, Melissa, Mirra, Orquídea, Pfáfia, Guardiã da Mata, Quaresmeira, Sálvia, Sálvia vermelha.
Essência cristalina: Fluorita. 


FÓRMULAS ESPECIAIS


E1- DIETA

Indicada para momentos com necessidade de mudanças na dieta, necessárias para a manutenção da saúde.
Feita na Lua Nova de Fevereiro de 2016.

Flores utilizadas: Sabugueiro, Dente de Leão, Tanchagem, Centelha Asiática, Milfolhas, Capim Cidreira, Beijo, Trapoeraba. 

Cristal: Olho de tigre

E2- TRANSMUTAÇÃO

Transmutação de vibrações negativas em positivas, Recolhimento de tudo que não nos serve mais e precisa ser descartado. Início de vibrações renovadas de equilíbrio, paz e prosperidade. Solução e harmonia para os problemas do nosso país, nosso estado, nossa cidade, nossos amigos, nossa família e para nós mesmos.
Feita no dia 19 de março, dia de Saint Germain e de São José, há poucas horas da entrada do Sol em Áries, às 8 horas da manhã em Aiuruoca - MG.
 "Que a Paz seja restabelecida no plano da Terra".
Flores utilizados: Quaresmeira, Pazinha Lilás e Boldo. 
Cristal: Ametista


E3- CONTROLE

SUPERANDO A AGRESSIVIDADE.
A impulsividade, a raiva, explosões incontroláveis, personalidade bipolar e limítrofe.

Flores utilizadas: Amor perfeito, Bela Emília, Beijo, Camélia, Figo, Gervão, Lobeira, Limoeiro, Melissa, Paineira, Pariparoba.
Cristal: Quartzo rosa


E4- CORAGEM

SUPERANDO O MEDO
Insegurança, dúvidas, timidez, ansiedade, medo de coisas concretas e abstratas, medo das pessoas, de multidões, fobias.

Flores utilizados: Capim Cidreira, Carqueja, Goiaba, Mimosa, Paineira, Sabugueiro, Tanchagem.
Cristal: Citrino




ESSÊNCIAS FLORAIS INDIVIDUAIS

As essências florais individuais não são comercializadas pelo sistema Dharidhana. Elas compõem as formulas dos Florais da Consciência. O seu significado  foi colocado aqui a pedido dos terapeutas para poderem entender melhor a composição das formulas florais. Algumas não são mais produzidas pelas dificuldades de plantio e colheita.

ABACATE – Persea amarecina 
Renovação da autoimagem. Nutrição dos corpos energéticos trazendo força e equilíbrio. Limpeza energética eliminando emoções negativas próprias e assimiladas dos outros.

ABÓBORA – Cucurbita máxima 
Emoções intensas que dominam a ação e os pensamentos, medo paralisante, pânico, insegurança. Limites nos comportamentos. Ostentação como defesa diante de sua insegurança. Força para a prosperidade e a abundância.

AÇAFRÃO - Curcuma longa 
Eleva a alma fazendo conexão com a terra, equilibra o sentir com o pensar e o falar. Bem-estar e paz interior. Relações sociais positivas e  sentimento de pertencer ao Todo e perceber a interligação de todos os seres no planeta Terra.

AÇOITA CAVALO – Luehea grandiflora  
Resistência, firmeza, segurança. Uso adequado dos instintos e emoções primitivas. Ampliação da consciência de sua realidade. Raízes sólidas para  realizações. Para animais em situação de cativeiro e maus tratos. 

ALAMANDA - Allamanda cathartica  
Ousadia, coragem nas mudanças, expande as forças do corpo e da mente.

ALECRIM - Rosmarinus oficinalis
Desperta alegria, amor, vontade de viver. Diluir mágoas, traumas, negatividade, depressões e tristezas. Aprendizado, concentração, memória, diminuindo a desatenção e distração. Emergências e perdas da consciência.

ALFACE - Lactura sativa
Fuga da realidade diante de situações novas. Dificuldade de adaptação e empatia. Apego a detalhes. Racionalização das emoções e carência da figura maternal. Padrão doentio de alimentação, exibição corporal mórbida. Fuga da realidade.

ALFAZEMA - Lavandula dentada / Lavandula officinalis  
Calmante. Imaturidade, inferioridade, inconstância, insegurança, insatisfação, dificuldades de aprendizado, tensão por frustração. 

ALGODÃO - Gossypium religiosum 
Limpa e remove obstáculos da visão e audição física e psíquica. Liderança. Mediunidade forçada. Conexão com o Eu Superior.

ALPINIA – Alpinia zerumbert
Amortece as situações críticas permitindo o desligamento emocional, protegendo a pessoa de desequilíbrios e falta de controle. Para recuperação de traumas físicos, cirurgias e doenças dolorosas.

AMOR-PERFEITO – Viola tricolor 
Defesa com gestos e palavras bruscas e fortes, não deixam os outros terminarem a frase, complexo de perseguição. Desperta o amor, a felicidade.

AMORA - Morus nigra 
Viver no passado, emoções fragilizadas, não se sentir amado, retomar o gosto pela vida e iniciar nova etapa. Apoio nas mudanças e na menopausa.

ANIL – (sem identificação) 
Equilíbrio sutil das sensações, bem-estar, suavidade, leveza, interiorização. Intuição e os poderes extrassensoriais.

ANIS - Ocimum selloii 
Calmante do coração. Amor ao próximo e altruísta. Medo de se soltar e de amar.

ANTÚRIO - Anthurium andreanum 
Desapego à vida material e para o trabalho altruísta. Desapego ao passado e dos entes queridos.

ARNICA - Solidago chilensis 
Emergencial. Traumas físicos, ferimentos, pancadas, dores, Estimulante de energias dispersas. Restauração do corpo etérico e físico.

ARROZINHO - Polygala paniculata
Dores da alma após traumas, acidentes, doenças e perdas. Circula energia evitando mágoas e emoções retidas, também por problemas do passado. Apoio e colo para quem se sente só e abandonado pela mãe divina. 

ARRUDA - Ruta graveolens
Estimulante. Esgotamento, vontade fraca, energia negativa, limpeza da aura, proteção. Não sabe dizer não.

ARTEMÍSIA - Artemísia vulgaris 
Emergencial. Depurativo de toxinas físicas e psíquicas. Situações traumáticas. Vontade de agir. Consciência física. Estimulante da energia sexual e reprodutiva.

ASSA-PEIXE - Vernonia polyanthes 
Insubordinação, inadequação, conflitos com autoridades, desobediência infantil, desorganização. Repressão da sexualidade. Integra sensualidade aos sentimentos.

AZALÉIA - Rhododendron indicum
Depressão, amargura, tristeza, decepção com a vida. Limpa e dinamiza a energia do coração.

BABOSA - Aloe arborescens e Aloe Vera 
Mental muito ativo, dispersão, pensamentos constantes, não viver o presente. Solidão, inadequação, desvalorização, autoestima baixa.

BÁLSAMO - Balsamina hortensis 
Expressão emocional. Emoções reprimidas por timidez e traumas. Restabelece o fluxo da energia emocional. 

BANANA – Musa sp 
Eleva a energia e a capacidade mental. Relaxante, ante stress, melhora o humor, estados depressivos, sensação de bem estar. Limpa e traz para consciência emoções e bloqueios do passado. Ajuda a perdoar, restaura a fé e a harmonia espiritual. Aspectos físicos: parar de fumar, bronquite, azia, enjoo, anemia, tensão arterial, bloqueios da sexualidade.

BARDANA - Articum lappa 
Inércia, estagnação, tensão, inferioridade, insegurança. Eleva o nível de energia física e vital, dando coragem e audácia nas ações.

BEGÔNIA – Begonia semperflorum
Pessoas que falam demais desperdiçando energia e palavras. Aprender a falar o que é importante e necessário. Abertura para o amor e superação de traumas, mágoas e dores do passado.

BEIJO - Impatiens walleriana 
Impaciência, irritação, tensão, nervosismo, agitação, insônia. Diminui o excesso de fogo. Problemas psicossomáticos.

BELA-EMÍLIA - Plumbago capensis  
Calmante da agressividade, raiva e explosões. Agressão pela comunicação oral. Dúvida da própria opinião, indecisão, falta de autoconfiança.

BELDROEGA – Purtulaca oleracea 
Amplia e alimenta a energia vital, impulso e harmonia para o futuro.

BERINGELA - Solanum melongena
Trabalha a sublimação das emoções ou seja eleva o medo até a coragem, a raiva até a calma, a intolerância até a aceitação, a preocupação até o desprendimento. Alimenta a alma de fé e espiritualidade.

BOLDO - Coleus barbatus / Plectranthus ornatum / neochilus
Limpa sentimentos retidos como mágoas, raivas, rancores. Acalma a impulsividade, agressividade tempestuosa. Acalma energia do fígado. Superficialidade, repetição de erros, imaturidade emocional, fragilidade psíquica.

BORRAGEM - Borago officinalis  
Depressão crônica, opressão no peito, taquicardia, negativismo, angústia da velhice. Falta de fé e esperança. Espontaneidade, senso de humor.

BRINCO-DE-PRINCESA - Fuchia sp 
Ansiedade, esconder problemas com falso riso, insônia, obesidade. Paz interna. Desperta o desejo sexual, a sensualidade, vaidade, aceitar o corpo. Bipolaridade, oscilação entre depressão e euforia. Efeito catártico.

BROMÉLIA - Vriesea guttata 
Limpa os meridianos e chakras. Intoxicação por drogas, cigarros, alimentação. Potencializa os florais.

BUCHINHA – Luffa cylindrica
Limpeza de energias negativas presente nos corpos energéticos. Para pessoas que se sentem sujas e precisam estar se lavando constantemente. Trabalha a inveja, mau olhado, obsessões. Traz confiança na energia divina.

BUQUÊ-DE-NOIVA - Spiraca X vanhouttei 
Solicitude, pureza, plenitude, bem-estar, tranqüiliza a mente para meditação, interiorização e o sono. Acelera a terapia floral.

CAAPONGA - Alternanthera dentata – DFA 
Falar e pensar demais ou de menos. Acalma o sistema nervoso e o ritmo dos pensamentos, dissolvendo preocupações com pensamentos ruminantes que podem levar a insônia. Coloca para fora o que não serve mais.

CACTUS – Nopalea cochenillifera 
Proteção da invasão de energias alheias, dando coragem para nos defender e afastar o que não nos serve. Solidão, abandono, despertar a esperança, a força interior, reflexão, equilíbrio e bem estar. 

CAFÉ – Coffea arábica – DFA
Muitos pensamentos desconexos, obstinação mental, irritabilidade, ansiedade, insônia, esgotamento pelo trabalho repetitivo, vício por café. Mecanização e massificação comportamental.

CALÊNDULA - Calendula officinalis / Calendula arvensis 
Auto destrutividade, calmante da agressividade, crueldade, tirania, bloqueios da criatividade, extremismo, oscilação entre extremos. Esconder a sensibilidade e a fragilidade. Une a sexualidade com o amor.

CALIANDRA - Calliandra brevipes
 Para o fortalecimento interior, concentração e paz diante da movimentação da vida,  maior resistência diante das dificuldades. Dá suporte em situações de risco, coragem para enfrentar os desafios e mudanças.

CAMÉLIA – Camelia japônica
Integra corpo mente e espírito. Para autoconhecimento e processo terapêutico. Desperta o amor incondicional. Trabalha a desconfiança, vingança, ciúme, inveja, possessividade, agressividade, rancor.

CAMOMILA - Matricaria chamomilla 
Calmante, insônia, tensão, ansiedade, irritação. Gosta de servir os outros, mas com sua participação. Maternidade com superproteção e nervosismo. Problemas psicossomáticos.

CANA DO BREJO – Costus spiralis
Vitalidade, criatividade, resistência diante dos desafios que podem gerar medos e inseguranças. Carência afetiva, culpas, mágoas, ressentimentos. Harmoniza o relacionamento mãe e filho, inclusive adotados.

CÂNFORA - Artemísia canforata
Acalma a mente, melhora o raciocínio, limpa os ambientes.

CANDEIA - Gochnatia polymorpha 
Resistência às adversidades e dificuldades da vida e na escassez de recursos materiais. Resistência física nas doenças e adaptação em situações desafiadoras. Traz para a pessoa a força do guerreiro que precisa ir à luta pelos seus ideais. 

CAPIM CIDREIRA – Cymbopogon citratus 
Calmante das emoções, diluição dos medos. Acalma o mental acelerado, preocupação e pensamentos excessivos e constantes.

CAPIM-GORDURA - Panicum melinis 
Crianças e adolescentes com subnutrição, que sofreram privação de alimentos e amor. Ajuda na recuperação e reestruturação do corpo etérico e emocional. Dignidade humana e o sentimento de valorização interna.

CAPUCHINHA - Tropaeolum majus 
Carência afetiva. Carinho pelo toque. Vaidade, orgulho, arrogância, superioridade, indiferença, solidão. Humildade, modéstia, sabedoria, criatividade.

CARQUEJA - Bacharis trimera
Contrai e limpa emoções antigas, emotividade, preocupação excessiva com pessoas próximas. Medo que aconteça o pior.

CARURU – Amaranthus spinosus 
Para os problemas de relacionamento familiar, harmoniza e integra. Ajuda a trabalhar os conflitos, traumas, ciúmes, intolerância.

CÁSSIA - Cássia leiandra / Cassia alata
Limpa os pensamentos negativos. Facilita a conexão com o Eu Superior. Vergonha e autocondenação por atitudes sociais.

CATINGA-DE-MULATA - Tanacetum vulgare
Limpa a energia emocional e negativa. Mal estar em ambientes públicos. Comer e beber com ansiedade. Bocejar e arrotar demais.

CAVALINHA - Equisentum sp
Ativa a energia do rim e seu meridiano. Abranda os medos e inseguranças diante das situações cotidianas. Ajuda eliminar as emoções que não servem mais mantendo o equilíbrio interno, incentivando a coragem nas ações do dia a dia. 

CEBOLA – Allium cepa
Estimulante do cérebro e medula espinhal, fazendo a energia fluir diluindo obstáculos. Elimina energias estranhas e intrusas.

CENTELHA-ASIÁTICA 
Ansiedade na alimentação,  gostar de si mesma e se cuidar, tanto no aspecto físico como emocional. Tomar consciência de sua realidade interna e externa e entre a fantasia e a verdade. Tira a pessoa de devaneios e autoilusões. 

CHAPÉU-DE-COURO - Echinodorus grandiflorus
Emergencial. Dinamiza e limpa a energia vital, cansaço, estafa, convalescença, intoxicação por drogas, bebidas e fumo.CHAPÉU DE NAPOLEÃO (Aguaí) – Thevetia peruviana
Equilíbrio da polaridade masculina e feminina. Elimina os entraves e energias inimigas da integração da alma com o espírito.

CHICÓRIA - Chicorium intybus
Carência afetiva, quer atenção constante, se magoa facilmente, possessivo, ciumento, chora com facilidade, sufoca os outros e quer controlar.

CIPÓ-DE-SÃO-JOÃO - Pyrostegia ígnea
Apego ao luxo, ostentação e vida material. Vaidade. Desperta para espiritualidade e a criatividade. Equilibra a matéria e o espírito. Necessidade de aprovação externa e máscaras.

CIPÓ-PRATA – Banusteriopsis oxyclada 
Isolamento entre outros e no meio da multidão. Movida pelo medo e para se defender de possível ataque imaginário.  Harmoniza os sentimentos com a mente, compreensão dos problemas.

COENTRO - Coriandrum sativum
Estimulante, revitalizadora, coloca o corpo em movimento, estagnação diante de mudanças. Crianças gulosas.

CONFREI - Symphytum officinale
Emergencial. Reestruturação, revitalização, reconstrução, recuperação, autodestruição.

COPO DE LEITE – Zante deschia aethiopica 
Pureza do início da sexualidade.  Ambiguidade sexual, na rejeição dos órgãos sexuais e identidade sexual em conflito. Sexualidade sadia.

COSMOS - Cosmos bipinnatum
Emergencial. Pânico, medo extremo, desespero, pesadelos, doenças graves. Medo de lugares públicos e fechados. Confiança, coragem, simplicidade, firmeza e segurança. 

CRAVO-DO-MATO  (Ícaro) - Tagetes minuta
Desliga a mente preocupada com ideias  ruminantes e liberar  emoções.  Para situações de pânico, choques emocionais, traumas, perdas. Desorientação, hipersensibilidade sensorial, ânsia por progredir na vida.

DÁLIA – Dhalia coccínea 
Dinamiza e amplia os chakras mentais, a intuição e a sensibilidade das pessoas questionadoras que sempre precisam de uma explicação. Dinamiza a relação com o inconsciente e com os sonhos. Aprender a sentir a mente. 

DAMA DA NOITE – Cestrum nocturnum – Eichornia
Traz para fora conteúdos inconscientes. Integra informações. Facilita a terapia. Ilumina a sombra interna para reconhecê-la e integra-la. Equilíbrio familiar em situações de abuso e abandono infantil.

DENTE-DE-LEÃO - Taraxacum officinale
Emergencial. Depurativo, força, coragem, recuperação de traumas físicos, perda de energia pelo 3º chakra. Visão superficial e grosseira da vida. Debilidade sensorial, dificuldade de percepção e aprendizado. Resistência à terapia floral.

ERVA-CAPITÃO - Hydrocotyle bonariensis
Liderança de grupos com coordenação e sincronicidade das atividades para atingir os objetivos propostos. Democracia com a participação e colaboração de todos. 

ERVA-DE-SANTA-MARIA - Chenopodium ambrosioides
Medo do fracasso financeiro, do desemprego, da falta de dinheiro, recursos para sobrevivência. Falta de fé na 

ESPADA DE SÃO JORGE – Sansevieira trifasciata
Energia direcionadora ajuda na tomada de decisões. Para limpeza energética, proteção de energias negativas. Traz força e coragem para novos caminhos

ESPIGA AMARELA – (nativa sem identificação)
Busca de um caminho dentro da sociedade, clareza mental para escolha da profissão, busca do crescimento profissional ou do seu papel na sociedade.

ESPIGA VERMELHA (nativa sem identificada)
Ativa a liderança e independência. Harmoniza a expressão do ser interior. Dinamismo, ação com equilíbrio, saber agir no momento certo.

ESPINHEIRA-SANTA - Maytenus ilicifolia
Calmante de emoções impulsivas. Integra emoções, sentimentos e razão. Saber parar de ajudar os outros.

ESTRELINHA BRANCA – (nativa sem identificação)
Delicadeza consigo mesmo e com os outros. Visão mais ampla da realidade e encontrar caminhos alternativos para situações aparentemente insolúveis. Ativa o mental concreto, o mental abstrato e a intuição. 

FAMÍLIA ROSA – (nativa sem identificação) 
Desperta para o amor coletivo e familiar. Contribui para a aceitação dos outros, desenvolvendo a compaixão e tolerância. 

FIGO - Fícus carica
Indecisão nas escolhas, mudanças repentinas de humor, irritabilidade, influencias climáticas, clareza mental, dores de origem nervosa.

FLOR DE CERA -Oya carnosa
Resistencia, firmeza diante das desilusões afetivas e mágoas não diluídas. Compõe e organiza os pensamentos referente as emoções, trazendo paz interior.

FLOR DE LIS – Iris sp
Falta de inspiração e criatividade, sentindo a vida sem graça como mero espectador. Desapego do karma familiar e ampliação da consciência familiar.

FLOR-DE-SÃO-MIGUEL - Pétrea subserrata
Neutraliza magias, energias negativas, trabalhos feitos. Reforça a autoproteção e contato com o Eu Superior.

FRAMBOESA - Rubus fruticosus
Ativa a suavidade e o equilíbrio em reações agressivas, impulsivas e exageradas. Ciúmes e vingança. Perceber os limites entre o eu e o outro e a conter a necessidade de atacar e ferir. Pessoas que não param e invadem o futuro.

FUNCHO - Foeniculum vulgare
Dúvidas sobre a própria capacidade. Cansaço mental e físico. Dificuldade de digerir fatos novos. Dúvidas após mudanças. Harmoniza readaptações e análise dos detalhes. Problemas circulatórios.

FUMO – (Tabaco) Nicotiana tabacum 
Agitação psicomotora infantil, aventura, desafios físicos, fuga das conquistas morais e espirituais. Vício por cigarro.

GENGIBRE - Zingiber officinale
Dinamiza as pessoas para a ação, iniciativa, coloca os pés no chão. Aquece a alma e ativa o fogo. Luta por ideais vencendo obstáculos.  Ajuda nos estados depressivos e nas situações de vícios como fuga da realidade.

GENGIBRE AZUL – Dichorisandra thyrsiflora
Sentimento de injustiça, defensor de causas alheias, mania de perseguição, personalidade exaltada.

GERÂNIO - Pelargonium zonale
Integra a vitalidade com a mente concreta, desperta prazer e sensualidade nas realizações. Ativa o pensamento e ajuda a colocar as ideias na prática.

GERVÃO - Stachytarphetta cayenensis
Agressão física e psíquica, punição, justiça, exigência, ira, rancor, ansiedade, agitação psicomotora infantil, anti-inflamatório floral. Emoções fortes, raivas, depressão.

GIRASSOL - Helianthus annus
Individualidade, liderança, vaidade, introversão ou extroversão exageradas, egocentrismo, autoestima elevada ou baixa, traz consciência da dualidade interna. 

GOIABA - Psidium guayava
Para situações de medo em geral e também diante de perigos, provações, pressões e medo de perder o controle. Proporciona coragem, força interna, paz e equilíbrio.

GUACO - Mikania glomerata
Afetividade, amor universal, plenitude, tranquilidade. Crianças rejeitadas e mal amadas, que desenvolvem sensibilidade respiratória. Elimina mágoas, traumas e ressentimentos. Diminui a opressão no peito gerada por angústia.

GUAÇATONGA - Casearia sylvestris
Harmonia dos opostos internos, solta os sentimentos reprimidos, estabelece o equilíbrio interno e a relação interpessoal. Ajuda na autoafirmação e autoaceitação. Fortalece o ego e amplia a criatividade. Desperta a alegria de viver.


GUARDIÃ DA MATA – Justicia brasiliana (jacobina vermelha)
Para proteção em situações novas e estranhas, quando você sem sente sozinho para escolher um caminho. Para dar força e coragem de lutar e ir em frente.

GUINÉ - Petiveria alliacea
Perda de energia, cansaço, limpeza energética, energia negativa. Dependência patológica de terceiros.

HIBISCO - Hibiscus rosa-sinensis
Dificuldades sexuais e de procriação, traumas com abortos e dificuldade de engravidar, relacionamentos conflituosos, incompatibilidade entre o casal.

HIBISCO BRANCO – Hibiscus 
Equilibra os relacionamentos a dois. Para o dia do casamento e início da união. Melhora e afina a sintonia física e psíquica do casal. Também para aqueles que iniciam o processo da concepção.

HORTELÃ-PIMENTA - Mentha piperita
Lentidão física e mental. Dificuldade de análise interior e de aprendizado. Racionalização das emoções, liberação de emoções retidas por medo e vergonha.

HORTÊNCIA - Hydrangea macrophylla 
Acalma a mente, aumenta a intuição, diminui a autocrítica. Tensão na cabeça por ler ou pensar muito.

INSULINA - Cyssus sicyoides
Carência afetiva, amargura, não saber lidar com as emoções, prefere reprimi-las e esquecer. Tendência a racionalizar as emoções sendo insensível às emoções alheias.  Privação de afeto.

IPÊ AMARELO - Tabebuia crysotricha 
Renascer, recuperação, autocura, solidão, mudanças, concentração, mente dispersa, organização mental.

IPOMÉIA – Ipomeia cairica  
Estilos de vida desregrados e abusivos, vícios em drogas e bebidas, desintoxicação mental, necessidade de artifícios para transcender. Dificuldade de convivência. Novas ideias e situações. Adaptação em ambientes diferentes.

JABUTICABEIRA - Myrciaria cauliflora
Materialista, avarento, ambição pelo poder e posses, sentimentos de culpa ocultos. Generosidade e solidariedade.

JASMIM – Jasminum officinale  
Para sono pesado e agitado, sonhos com o cotidiano para compreender algumas sensações. Limpa a memória. Falsa autoimagem, rejuvenescimento psíquico, excesso de bagagem na personalidade, obesidade.

JURUBEBA - Solanum paniculatum
Saudades, perdas, recordações do passado, falta dos entes queridos.

LANTANA - Lantana camara 
Harmonização de grupos, reuniões, ambientes. Tensão por movimento rotineiro e repetitivo; libera vícios e manias.

LARANJEIRA - Citrus sinensis
Calmante sem deixar moleza, descontração nas atividades.

LEVANTE - Mentha citrata
Protetor espiritual. Limpa as emoções e sentimentos negativos. Confusão entre a terceira e a quarta dimensão.  Pesadelos impressionantes e marcantes. Ajuda a equilibrar o mental abstrato sem entrar em dogmas e fanatismos.

LIMOEIRO - Citrus limon
Personalidade amarga, mentirosa, destrutiva, invejosa. Também para quem sofre influências destas pessoas.

LOBEIRA - Solanum iycocarpum
Restaura a espiritualidade, a graciosidade, imobilidade frente a transformações, rupturas entre pensamento e sentimento. Desapego de scripts negativos. Voracidade, gula, cobiça, astúcia, deslealdade, frustração, rixa.

MAÇÃ - Malus pumila
Depurativo físico e psíquico, pensamentos e sentimentos impuros, obsessão por limpeza, ordem e perfeição, autodesgosto com a própria aparência, complexos na adolescência, antibiótico floral.

MACELA - Achyrocline satureoides 
Calmante, relaxante, estafa física e mental. Bloqueios no aprendizado. Eu Superior.

MADRESSILVA - Lonicera japônica
Ajuda na libertação do passado, ameniza a saudades de um tempo feliz que passou e não tem volta. Dá força a alma para enfrentar o presente e ter forças para viver um novo tempo. Menopausa.

MALVA - Malva syvestris
Rejeição social, exclusão familiar, separatividade, abandono, preconceitos.

MANACÁ - Brunfelsia uniflora 
Pensar e agir com segurança. Compaixão. Libertar-se do passado. Encerrar ciclos. Novas ideias, criatividade no trabalho.

MANDACARU - Cereus jamacaru
Amplia a consciência espiritual equilibrando com a consciência material. Consciência da unidade e da individualidade. Morte e renascimento com naturalidade.

MANDALA LILÁS – (nativa sem identificação) 
Abrindo a mente para planos superiores. Contato com a mente universal. Equilíbrio do funcionamento cerebral. Equilíbrio do 6º e 7º chakras.

MANGA - Mangifera indica
Restaura a vitalidade e auxilia na regeneração das cicatrizes e dores da alma.

MANJERICÃO - Ocimum basilicum 
Dificuldades sexuais, medo de sentir prazer. Dificuldade de procriação e de sensualidade. Sobrecarga de responsabilidades, sensação de inadequação, confusão e desordens mentais, psicopatologias em geral.

MANJERONA - Origanum majorana
Para achar o caminho e o destino. Falta de diretrizes. Excesso de sexualidade. Falta de motivação e propósito na vida, tédio, inadequação.

MARACUJÁ - Passiflora edulis e Passiflora alata
Superstição, medo do sobrenatural, sonambulismo, enurese noturna, bruxismo, pesadelos, medos vagos e espirituais, mudanças de humores. Equilíbrio dos opostos dentro de si, parte masculina e feminina. Agir e recuar na hora certa.

MARAVILHA – (nativa sem identificação) 
Força e resistência para estudos, novas ideias, clareza no raciocínio e na comunicação escrita e falada. Força nos braços e delicadeza nos gestos. Equilibra o 5º chakra.

MARGARIDA - Chrysanthemum leucanthemum
Interpretação material científica e fragmentada. Desenvolve a síntese, o aprendizado, a visão globalizada e a intuição.

MARIA-PRETA - Solanum americanum
Transformador das emoções e pensamentos negativos.  Acalma a mente repleta de pensamentos que desencadeiam emoções negativas.  Amplia a visão da realidade e a percepção do todo.

MELISSA - Lippia Alba
Calmante, amplia a visão do momento, auxilia a tomada de decisões. Vontade de ser melhor, alegria, felicidade. Tendência em perder energia, recuperação, restauração, convalescença.

MENTRASTO - Ageratum conyzoides
Purificação das emoções durante os sonhos, limpeza espiritual. Amor ao próximo, novos amigos, autovalorização, limites nas relações.

MIMOSA - Mimosa pudica – nativa
Medo de coisas concretas: doenças, acidentes, ladrões, chuvas, alturas, da morte da dor. Medo do fracasso pessoal e da agressão alheia. Insegurança, nervosismo, gagueira, timidez.

MIL-FOLHAS - Achillea millefolium
Ddepressão, traumas, remorsos, culpas. Supersensibilidade física, psíquica e espiritual.  Mudanças na vida: dentição, puberdade, menopausa, etc. Relaxante e ancora na terra, evitando sintomas desconfortáveis da terapia floral.

MIOSOTIS - Myosotis sp
Negação ou revolta com a perda de entes queridos, rejeição do recém-nascido, depressão pós-parto e perdas irreparáveis. 

MIRRA (Incenso)- Tetradenia riparia
Calmante, insegurança mental, protetor espiritual. Limpeza energética de ambientes. Sintonia com o plano espiritual, miasmas. Consciência mística e religiosa, visão mais miniciosa da realidade.

MORANGO SILVESTRE - (Amora silvestre)  - Rubus rosifolius
Aumenta e eleva a alma, suavizando as reações agressivas em defesa do seu grupo racial ou familiar. Dissolve preconceitos e discriminações.  Medo da exposição pública, retraimento, fuga, dificuldades de envolvimento.

MOSTARDA – Sinapis arvensis – DFA
Depressões periódicas sem causa definida, tendência suicida, melancolia, falta de fé e esperança.

NÊSPERA – Eriobotrya japônica – DFA
Relacionamentos em grupo. Insegurança nas relações. Conecta o grupo a outros grupos afins. Apoio aos seus membros, gerando união e comprometimento. Falta de saídas aceitáveis, parece que vai ‘”explodir”. Medo de perder a razão.

ORÉGANO - Origanum vulgare
Para pessoas que não sabem o que fazer profissionalmente, sem motivação e entediadas, sem objetivo definido na vida. Ajuda a encontrar o propósito e a missão desta encarnação.

ORQUÍDEA - Cattleya labiata
Amplia a espiritualidade. Para ajuda ao próximo através da intuição e das palavras.

PAINEIRA - Schorizia Speciosa
Limpa o karma de outra vida e os traumas do passado sem trazer para consciência. Trabalha o vínculo materno de amor e proteção. Transmuta as dores e medos do passado recebidos pela mãe. Traz paz, suavidade e harmonia.

PANACÉIA – Solanum cernuum 
Para reações emocionais exageradas, impulsivas e agressivas. Para pessoas que são o centro das atenções e precisam ser reconhecidas e aplaudidas. Para encontrar o caminho do meio e a ponderação. 

PARIPAROBA - Piper umbellatum
Para reações intensas e exageradas. Impulsividade provocada por sentimentos de injustiça. Diminui a raiva e a agressividade de quem só vê seus ideais e se projetam para o futuro, esquecendo o caminho a ser percorrido até lá.

PATA-DE-VACA - Bauhinia fortificata
Descontrole emocional, alimentação descontrolada, ansiedade, não demonstra as emoções e a necessidade de ajuda. Carência afetiva prolongada, exaustão mental e orgânica.

PAZINHA LILÁS – (nativa sem identificação)
Abre espaço para transformações profundas e para retomada do processo evolutivo. Ajuda a diluir e remover assuntos mal resolvidos, fazendo uma limpeza de energia no que não nos serve mais.

PÊRA - Pyrus Communis
Organização e ampliação da mente consciente, do raciocínio concreto para o abstrato. Amplia o angulo de visão da realidade objetiva, possibilitando a visão do todo e a compreensão da sincronicidade.

PÊSSEGO - Prunus pérsica
Tranquilidade e equilíbrio emocional. Amar a si mesmo, a natureza e o universo. Descobrir o belo. Potencializa outros florais.

PFÁFIA - Pfaffia iresinóides
Tônico energético, cansaço, estafa, pós-operatório, quimioterapia.

PICÃO - Bidens pilosa
Gostar de si mesmo, ansiedade, controle alimentar, hipocondria, masoquismo, autopunição através do corpo.

PIMENTA – Capsicum annuum
Apatia, resignação, fadiga, insensibilidade emocional, rigidez nas expectativas. Estagnação, medo de ousar, sem coragem para tomar decisões e fazer mudanças.

PINHEIRO - Pinus elliottii 
Culpa e remorsos, arrependimentos do passado. Pedir desculpas desnecessariamente. Autopunição. Autoperdão. Introversão, perfeccionismo, tristeza, negatividade, pouca sociabilidade. Impotência e frigidez.

PITANGA - Eugenia uniflora

Traz alegria e satisfação na vida. Ajuda na aceitação do inevitável e dá forças na superação de obstáculos.

POEJO - Mentha pulegium 
Mágoas retidas, sentimentos de abandono, falta de vontade, medo de viver. Ajuda a retomar o amor, o equilíbrio e a beleza. Protege as relações afetivas. Para crianças com sentimentos de rejeição e mal amadas. 

PRIMAVERA - Bouganvillea glabra
Esperança em um novo momento, mudanças, traz as reflexões para a prática. Bloqueio da criatividade, incapacidade de improvisação, engenhosidade.

QUARESMEIRA - Tibouchina granulosa
Proteção espiritual para médiuns e sensitivos, relaxar em meditação.

QUEBRA-PEDRA – Phyllanthus
Perfeccionismo, auto-repressão, teimosia, cristalização mental, rigidez, pessoas sistemáticas e metódicas.

ROMÃ - Punica granatum
Ajuda na compreensão dos sonhos e dos conteúdos inconscientes. Proteção à noite.

ROSA - Rosa ssp 
Desperta a alma para o amor universal e incondicional, para a compaixão e necessidade de ajudar o próximo sem exigir nada em troca. Abre possibilidades de cura espiritual para si mesmo e para outros.

RUÃO DO BREJO (jaborandi do mato) – Piper aduncum
Coragem nos momentos de mudanças. Integra energia física com a vital. Trabalha a personalidade perfeccionista e detalhista liberando tensões principalmente na coluna vertebral.

RÚCULA – Erica sativa
Alimenta a alma apática e resignada, incentivando uma tomada de atitude frente às dificuldades da vida e dos relacionamentos problemáticos. Mobiliza para ação com equilíbrio e tranquilidade.

SABUGUEIRO - Sambucus nigra
Medo do descontrole físico e psíquico, estados obsessivos, tremores, tiques, agitação, pesadelos, enurese noturna, insegurança diante de decisões rápidas.

SAIÃO - Bryophyllum calycimum
Generosidade, confiança, abundância, nutrição. Insegurança, sentir-se desprotegido, medo da vida, desnutrição.

SÁLVIA - Salvia officinalis 
Dificuldades de aprendizado, repetição de erros, regenera a energia vital e a memória, tomar decisões, resolver assuntos pendentes, vitalizador na velhice.  

SÁLVIA SANGUE DE ADÃO – Salvia splendes
Proporciona uma nova visão dos reinos da natureza: mineral, vegetal, animal, hominal e angelical. Desperta a criatividade, a harmonia e a integração com o natural.

SAUDADE – Solanum rantonnetii  
Liberação da consciência, assumir responsabilidade sobre sua vida não culpando os outros pelo seu destino. Ajuda a se libertar das leis do carma. Para o chakra umeral.

SENA DO MATO – Senna australis (fedegoso-rasteiro) 
Para o medo de perdas materiais e de ficar sem dinheiro. Para avareza e apego ao passado. Medo de deixar o velho e desapegar daquilo que não serve mais. Para superar a dificuldade de dar e receber.

SERRALHA - Sonchus oleraceus
Depressões com causas definidas, pessimismo, desânimo, negativismo, desistir com facilidade, decepção com os outros, amor próprio ferido.

SETE LÉGUAS – Podranea ricasoliana 
Incentiva o crescimento em todos os sentidos: físico, emocional, mental e espiritual. Acelera o movimento e o crescimento daquilo que precisamos colher rápido. Para o desenvolvimento rápido sem consciência profunda do processo interior.

SETE-SANGRIAS - Cuphea carthagenensis 
Estimulante, renova a energia, apatia, falta de vontade para lutar.

SINHINHO VERDE – (nativa sem identificação)
Conexão com a terra, trazendo sua essência espiritual para o dia a dia. Facilita a vivência de sua missão e o propósito do espírito para a vida. Sugere o simples, o prático, a alegria nas realizações e o encontro com a segurança e estabilidade.

SUINÃ - Erythrina speciosa
Não saber dizer não, deixar-se oprimir, renunciar. Ativa a defesa interior, integra as palavras com instintos.

TANCHAGEM - Plantago major 
Iniciativa para aqueles que esperam ajuda dos outros e dos aspectos externos. Medo da vida, dos riscos, do novo, das surpresas e do inesperado.

TOMILHO - Thymus vulgaris
Alegria de viver e diluição de traumas passados.  Dá força e coragem diante de problemas difíceis de origem afetiva. Ajuda na depressão e tristeza. Ensina a pessoa a buscar a transformação interna para se sentir feliz.

TRAPOERABA - Commelina spp
Ativa a circulação, clareza mental, segurança ao caminhar, medo da fraqueza e reflexos prejudicados. Para 3ª idade e para colocar os pés no chão.

TREVO - Oxalis Bipartita 
Resgata a pessoa que se encontra em situação desesperadora, que está sofrendo e chorando muito, em decorrência de perdas, mágoas, tristezas, desesperança, rompimentos, decepções. Traz paz, fé, esperança e contato com o Eu Superior. 

URUCUM – Bixa orellana 
Desperta a coragem para ir à luta pelos seus ideais. Para defender o grupo familiar dos perigos alheios. Possibilita analisar as situações em diversos ângulos. Expande a energia física e vital. Forte sobrecarga emocional. Debilidades cardíacas.

VERBASCO - Buddleja brasiliensis
Viver os problemas dos outros, não medindo esforços para ajudar. Dificuldade de estabelecer limite entre o eu e o outro. Harmonia nos relacionamentos familiares.

ZEDOÁRIA - Corcuma zedoaria 
Aterramento para pessoas que vivem fora da realidade, sonhadoras e espiritualizadas com dificuldade de realização e ação. Ajuda na concentração no presente.

ZINIA – Zinnia elegans – DFA   
Tristeza, rancor, ressentimento, amargura, mau humor, pessoas que não assumem a responsabilidade pessoal.


OS NÍVEIS DA CONSCIÊNCIA NO MAPA NATAL

Conforme estudos astrológicos a definição exata de como uma pessoa vive os níveis de consciência através do mapa natal é praticamente improvável, isto porque no decorrer de sua existência ela passa por experiências que a levam a vivência de diversos níveis de consciência alternados, sem uma seqüência rígida e definida. Pode-se sim, levantar o potencial e a forma para vivência de cada nível, agora como e quando isto acontecerá vai depender dos tipos de experiências vividas e suas escolhas nesses momentos.

O gráfico a seguir aponta como identificar o potencial de cada nível de consciência no mapa natal, através dos planetas, signos, casas e elementos, lembrando que a interpretação astrológica deve sempre ser feita do mapa como um todo, incluindo os aspectos astrológicos e outros pontos importantes.
          

CONSCIÊNCIA
PLANETAS
SIGNOS
CASAS
ELEMENTOS
Física
Marte
Áries
I
Fogo
Vital
Marte
Áries
I
Fogo
Feminina
Vênus
Touro/Libra
II
Terra/água
Emocional
Lua
Câncer
IV
Água
Afetiva
Sol
Leão
V
Fogo
Social
Mercúrio/Vênus
Gêmeos/Libra
III, VII
Ar
Mental
Mercúrio
Gêmeos/Virgem
III, VI
Ar
Intuitiva
Júpiter/Urano
Sagitário/Aquário
IX, XI
Ar
Espiritual
Netuno/Plutão
Peixes/Escorpião
VIII, XII
Água


Figura 15. Níveis de Consciência e a Astrologia

Para identificação da Consciência Física e Vital é analisado no mapa natal a Casa I com seu signo, planetas e planeta regente. Complementando com a análise da posição do planeta Marte, do signo de Áries e a pontuação do elemento fogo.

Para a Consciência Feminina é importante verificar a posição do planeta Vênus e dos signos de Touro e Libra, análise da casa II com seu signo e planetas e a pontuação dos elementos terra e água.

A Consciência Emocional deve ser analisada através do estudo da Lua e do signo de Câncer, bem como a casa IV, seu signo e planetas e a pontuação do elemento água.

A identificação da Consciência Afetiva se dá através do estudo do Sol, do signo de Leão, da casa V e do elemento fogo.

Para análise da Consciência Social é verificada a posição dos planetas Mercúrio e Vênus, dos signos Gêmeos e Libra, casas III e VII e do elemento ar.

A Consciência Mental é analisada através do planeta Mercúrio, dos signos de Gêmeos e Virgem, das casas III e VI e do elemento ar.

A identificação da Consciência Intuitiva se dá através da análise dos planetas Júpiter e Urano, dos signos Sagitário e Aquário, das casas IX e XI e do elemento ar. 

Por último a Consciência Espiritual é identificada através do estudo dos planetas Netuno e Plutão, dos signos Peixes e Escorpião, das casas VIII e XII e do elemento água. 

A análise do mapa natal a seguir, identificando os níveis de consciência, ilustra a aplicação dos dados acima descritos e a maneira como o mapa contribui para o autoconhecimento. O mapa estudado é de uma pessoa do sexo feminino, casada, terapeuta, nascida a 16 de outubro de 1977, às 4:20 horas, na cidade de São Paulo. 




















Análise do Mapa Natal

Consciência Física e Vital – Ascendente Virgem em conjunção com o planeta Vênus que rege Libra, signo interceptado localizado na casa I. Mercúrio regente do signo ascendente está em conjunção com o Sol e Plutão também em Libra na casa I. Estas configurações conferem a pessoa uma grande ênfase na sua consciência física e vital. Forte preocupação com sua aparência, necessitando ser admirada e chamar atenção pelas suas vestimentas e assessórios da moda. Muito crítica com relação ao seu corpo e sua aparência, procura a perfeição e pode ter tendência a ser obsessiva nos cuidados com ele. Sofre muita influência da opinião dos outros sobre si mesmo, mas ao mesmo tempo quer chocar e chamar a atenção e não suporta críticas negativas. Tendência a ter transformações radicais na aparência e na personalidade. Ela tem um trabalho especial a ser feito com sua “sombra” sobre este nível de consciência, tendo que enfrentar a superação de vícios, manias e complexos.
O Sol em quadratura com Marte (em Câncer na casa XI) reforça a preocupação com a opinião da sociedade e indica impaciência, tensão nervosa, imediatismo nas ações, necessidade de liberdade e liderança, mas pode se arrepender após estas atitudes e procurar contemporizar e harmonizar os conflitos.

Consciência Feminina – Vênus em Virgem em conjunção com o Ascendente em sextil com Marte. Lua em Sagitário em conjunção com Netuno na casa III. Tem três pontos no elemento água e três no elemento terra. Seu lado masculino é mais forte que o feminino, por isto dá mais importância ao trabalho do que a maternidade. Em certos momentos sente forte vontade de ser mãe, mas ao mesmo tempo tem medo e dúvidas, pensa muito nos detalhes negativos e nas responsabilidades de uma gravidez e maternidade. Tendência a ter problemas nos hormônios femininos e hormônios da tiróide.

Consciência Emocional – Lua em sagitário em conjunção com Netuno na casa III. Sagitário na casa IV e Câncer na casa XI com Marte, Júpiter também em Câncer na Casa X. Tem três pontos no elemento água. Muito sensível, capta as emoções dos outros e confunde se elas são suas ou deles. Vive momentos de confusões emocionais não percebendo suas próprias emoções, já em outros momentos tem lucidez e percepção profunda ou expressão emocional impulsiva e exagerada com tendência a aumentar a intensidade sem necessidade. Pode viver extremos de fortes emoções e agressividade e outros de bondade e docilidade. 

Consciência Afetiva – Sol em Libra na casa I, conjunção com Mercúrio e Plutão. Capricórnio na casa V e Leão na casa XII com Saturno. Oscila entre momentos de forte auto-estima e amor por todos, com outros momentos de forte carência e mágoa, podendo se sentir rejeitada e ter acessos de ciúmes e controle das pessoas próximas. Sente o amor como um peso, cheio de responsabilidades e dificuldades, mas ao mesmo tempo procura relacionamentos seguros e duradouros.

Consciência Social – Sagitário na Casa III com Lua em conjunção com Netuno. Mercúrio em conjunção com o Sol e Plutão. Possui forte motivação para ajudar e orientar o próximo. O ensinar assuntos filosóficos e espirituais traz satisfação interna. É ótima comunicadora, se inspira ao falar e tem magnetismo. Só precisa tomar cuidado em não cometer excessos em falar demais e passar dos limites. Por vezes peca ao falar muito abertamente e diretamente sobre o que pensa e isto pode gerar alguns conflitos nos relacionamentos. Pode viver conflitos por situações de traição ou falsidade das pessoas a sua volta.

Consciência Mental – Mercúrio conjunção com Sol e Plutão na casa I. Ascendente Virgem. Gêmeos na casa IX e X e Aquário na casa VI. Ênfase no elemento ar. Mental muito ativo com extrema curiosidade e motivação para aprender e ensinar. Pensa rápido e às vezes não tem paciência com quem é lento. Pode ter excesso de pensamentos com tendência a estafa mental. Gosta de se aprofundar em alguns assuntos ocultistas.

Consciência Intuitiva – Júpiter em Câncer na casa 10. Urano em Escorpião na casa II em trígono com Júpiter. Gêmeos na casa IX e Câncer na casa XI com Marte. Ênfase no elemento ar. Tem forte intuição e o mental abstrato bem intenso. Gosta de assuntos filosóficos e esotéricos e sua profissão estará ligada a isto. Precisa cuidar para não se tornar fanática por alguns conhecimentos, querendo impor seu usado aos demais.

Consciência Espiritual – Netuno conjunção Lua na casa III sextil Plutão, este na casa I em conjunção com o Sol. Touro na casa VIII e Leão na casa XII com Saturno. Apresenta muitos interesses espirituais e possui tendências a poderes extra-sensoriais, que podem também surgir durante o sono e sonhos. Sua auto-afirmação e necessidade de reconhecimento estão ligadas a consciência espiritual, por isto precisa desenvolvê-la para sentir-se bem. Duvida às vezes de seus poderes necessitando de provas para aceitar o invisível. 

BIBLIOGRAFIA

GERBER, Richard. Medicina Vibracional. 7ª edição. São Paulo: Cultrix, 2002

GOSWAMI, Amit. O Médico Quântico. 2ª edição. São Paulo: Cultrix, 2006.

GRAVINA, Wania. Terapia da Natureza com Florais, Ervas Medicinais e Cristais. 
São Paulo: Ed. Idepes, 2009.

GRAVINA, Wania. A Consciência e a Terapia Floral. Trabalho de Conclusão 
de Pós-Graduação. São Paulo: Estácio-Uniradial. 2011.

SCHEFLER, Mechthild. Experiências com a Terapia Floral do Dr. Bach
São Paulo: Pensamento, 1991.

___________________________________

WANIA GRAVINA

Tel:  11- 98131-1553  (WhatsApp)
35- 99828-1771 (Sitio em Minas Gerais)
dharidhana@gmail.com



























         

Postagens mais visitadas deste blog

A Consciência no livro Terapia da Natureza

CONSCIÊNCIA AFETIVA

Roberto Assagiolli e a Consciência