John Lilly e a Consciência


“Quase todo mundo, em algum momento de suas vidas, experimenta a maioria desses estados espontaneamente... Eu gostaria de enfatizar esse ponto: esses estados são definitivamente parte da nossa herança humana, disponível para a maioria de nós.” (LILLY, 1972, p.146)

John Lilly em seu livro Center of the Cyclone descreve os estudos e experiências pessoais de suas viagens pelos estados da consciência nos proporcionando uma visão profunda e prática desses estados.
Baseando-se nos estudos de Oscar Ichazo e Gurdjieff define os níveis ou estados da consciência positivos em (+24), (+ 12), (+6), (+3) chamados de estado de satori e os negativos em (-24), (-12), (-6), (-3) chamados de estado anti-satori.  O número 48 é neutro e é onde operamos o biocomputador humano e onde a emoção é neutra.

O estado (+3) chamado de satori clássico corresponde à fusão com a mente universal, a união com Deus, um dos criadores da energia a partir do vazio. Centro espiritual no alto da cabeça.
O estado (+6) é uma fonte precisa de consciência, energia, luz e amor. Ponto da consciência, “viagem astral”, clariaudiência e clarividência progressiva, fusão com outras entidades no tempo. No centro mental do Caminho localizado na cabeça.
O estado (+12) é o estado de bem-aventurança, recepção da graça divina, do amor cósmico, da energia cósmica, da elevada consciência do corpo, da mais elevada função da consciência corpórea e planetária, estando num estado de energia LSD positivo. No centro Oth emocional, no peito.
O estado (+24) é o nível do satori profissional básico. Todos os programas necessários estão no inconsciente do biocomputador operando suavemente; o self se perde nas atividades agradáveis que conhece melhor e que gosta de fazer. No centro Kath que se movimenta no baixo ventre.
O estado (+48) é o neutro do biocomputador, o estado de absorção e transmissão de novas idéias, de novos dados e novos programas, ensinando e aprendendo com facilidade máxima, nem num estado positivo nem num estado negativo e sim neutro. Na terra.
O estado (-24) é negativo, fazendo o que se tem de fazer, mas num estado de dor, culpa, medo; estado de ligeira embriaguez; de pequena quantidade de opium; um dos primeiros estágios de falta de sono.
O estado (-12) é corporal extremamente negativo onde o indivíduo ainda está no corpo, como numa intensa crise de dor de cabeça, na qual a consciência está recolhida e inibida e está apenas na dor presente que impede de realizar os trabalhos normais. A limitação está colocada dentro de si mesmo, o indivíduo se isola num péssimo estado interior.
O estado (-6) semelhante ao (+6), exceto que este é extremamente negativo. É uma situação parecida ao purgatório, situação na qual se sente apenas uma fonte precisa de consciência e energia, medo, dor, culpa ao extremo, sem sentido proeminente.
O estado (-3) parecido com (+3), fusão com outras entidades através do universo, porém elas são todas negativas, o próprio eu é negativo e sem sentido. Esta é a quintessência do demônio, o mais profundo inferno o qual se pode conceber. Este pode ser um estado de energia extremamente alto, de duração eterna. Não há esperança de escapar, fica-se aí para sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Consciência no livro Terapia da Natureza

CONSCIÊNCIA AFETIVA

Roberto Assagiolli e a Consciência